O COVID-19 fez estragos pelo Mundo. Quase a maioria dos países que compõem o nosso planeta receberam o contágio do coronavírus. No início deste mês de Agosto, ainda existem 12 países ao redor do mundo sem casos relatados de Covid-19? Sem surpresa, eles são alguns dos lugares menos visitados do planeta:
- Coreia do Norte
- Turquemenistão
- Ilhas Salomão
- Vanuatu
- Samoa
- Kiribati
- Estados Federados da Micronésia
- Tonga
- Ilhas Marshall
- Palau
- Tuvalu
- Nauru
De acordo com análise dos especialistas nesta matéria de saúde pública 10 desses países são formados por pequenas ilhas remotas da Oceania, possuindo redes hospitalares limitadas, com poucas camas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um baixo número de respiradores, itens essenciais para atender as vítimas da doença num caso de surto. O quadro delicado fez com que esses governos restringissem ao máximo o acesso de estrangeiros a seus territórios, sobretudo pelo fato de esses países estarem geograficamente próximos da China, primeiro epicentro do surto.
Mesmo em condições normais o acesso a esses dez pequenos países da Oceania já é difícil, dadas as distâncias, o baixo número de voos e a fragmentação do território, com muitos desses Estados sendo compostos por centenas de pequenas ilhotas. Muitos deles constam na lista dos países menos visitados do mundo. Por isso os Governo desses países optaram por restringimentos ao máximo o acesso de estrangeiros nos seus territórios, sobretudo pelo facto de estarem geograficamente próximos da China, primeiro epicentro do surto.
No caso da Coreia do Norte e a Turquemenistão a justificação é outra. São países controlados por autocracias que não produzem dados confiáveis sobre saúde pública.