A moda africana vem conquistando o seu espaço no Mundo, mais concretamente no Ocidente com suas cores vibrantes e cortes refinados que buscam valorizar o corpo e a feminilidade da mulher. É notório que as tendências africanas vêm superando os degraus nos desfiles de marcas famosas, com estampas alegres, simetrísticas e tribalistas que valorizam e personalizam qualquer peça, desde um simples vestido até aos fatos de banhos e roupa íntima. A moda africana diferencia no mundo de novas tendências e tem vindo a influenciar para além da moda as atitudes e o seu ponto alto são as cores primárias que com muita alegria a personalidade africana nos looks.
Os tecidos africanos primam pelas referências tribais, em animais, com interpretação da região que valorizam a cultura e a auto afirmação. A estamparia dos tecidos africanos baseiam em grafismos rupestres que remontam a história das tribos antigas que permitem ser diferentes da moda do Ocidente. E isso possibilita montar looks incríveis nas passarelas mundiais da moda.
Em Cabo Verde, mas concretamente na Ilha do Sal, existe uma empresa do promotor Lucas, a têxtil Gráfica que lançou um novo conceito de produção de vestuário para turistas e não só, utilizando os tecidos africanos e também tecidos do ocidente, conforme o gosto da cliente, seja Ocidental ou Africana, no tempo record de 30 minutos.
Dos tecidos africanos, esta empresa pode criar looks incríveis, conforme o gosto dos clientes. E pode aplicar a moda ocidental nesses tecidos, como pode também do tecido ocidental, aplicar a moda africana. Para além da confecção dos vestuários, a Têxtil Gráfica faz impressão de serigrafia nas T-shirts, canetas, copos, ou seja todo o tipo de impressão, sempre a pensar no desenvolvimento turístico da região, projectando a moda africana, principalmente para o Continente Europeu e Americano.