O Governo de Cabo Verde pretende criar a Bienal de Artes Plásticas no país. Segundo o Ministro da Cultura e Industrias criativas, Abraão Vicente, Cabo Verde vai assinar um protocolo com Cuba para a criação da Bienal das Artes Plásticas, que será sediada provavelmente na Cidade do Mindelo em S. Vicente, visto que a cidade da Praia possui concentração dos grandes eventos, nomeadamente o festival Morabeza, o Kriol Jazz e o AME, Atlantic Music Expo.
O governante esteve recentemente em Cuba em visita oficial para a assinatura de um acordo bilateral entre os dois países. Desta visita de trabalho ficou estabelecido firmar um acordo no sentido de haver uma colaboração da equipa técnica de Cuba para montar a Bienal de Artes Plásticas em Cabo Verde.
E porquê Cuba para a criação da Bienal das Artes Plásticas? De acordo com o Ministro, Cuba tem um sistema de ensino artístico muito bem consolidado, e através de um diagnóstico do sistema de ensino do país, poderá ser instalado um sistema sólido de ensino artístico em Cabo Verde.