Hoje, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, falava assim á imprensa, “que reconhece o eixo central da política externa de Cabo Verde é o reforço das relações com a União Europeia (UE), para além das ligações que quer com outros países e organismos”.
No último dia do Encontro dos Chefes de Missão Diplomática e Postos Consulares que decorreu na Cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva relembrou que a parceria com a União Europeia vai ser “reforçada”, e que o eixo central da política externa do país vai ser reforçada com a União Europeia, não descurando manter as relações fortes que existem com o s Estados Unidos da América (EUA), com a China, com o Brasil e com a CEDEAO e por fim a CPLP.
Segundo o primeiro-ministro, o arquipélago tem, com a UE, um historial de relações comerciais de investimentos e do turismo que quer reforçar, motivo para se querer adoptar a parceria existente com novos eixos de investimentos, de emprego e de crescimento.
Ulisses Correia e Silva explicou que esses eixos devem estar virados, “essencialmente”, para atracção de investimento directo estrangeiro, para apoiar reformas institucionais, nomeadamente da justiça.