A criação da Zona Económica Especial da Economia Marítima em São Vicente, projeto que o Governo quer implementar na Região Norte do país, a concretizar-se será benéfica para o desenvolvimento do turismo.
Pretende-se com este projeto, a requalificação da orla marítima e das cidades para a sua modernização, o que tornará as cidades principais destas ilhas, apetecíveis para quem a visita, quer em termos de negócios ou lazer. Com a construção do aeroporto na Ilha de Santo Antão e a expansão do Porto, quer S. Vicente como Santo Antão poderão ter a possibilidade de desenvolvimento e criação de emprego e um turismo de melhor qualidade e sustentável.
Por isso, o Governo encomendou estudos para analisar projetos autárquicos e prioritários que poderão servir de objetivos da Zona Económica Especial da Economia Marítima em São Vicente. A equipa responsável pelos estudos desses projetos, são constituídos por especialistas chineses e cabo-verdianos que já realizaram uma visita à Santo Antão pela complementaridade desta ilha no quadro desse projeto, por se constatar uma forte ligação com S. Vicente.