Jair Fernandes na gestão do Instituto do Património Cultural

0
511

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, empossou no dia 1 de Agosto o novo Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC) e no momento anunciou que quer ambição, autonomia, capacidade e autoridade do novo presidente Jair Fernandes, antigo curador da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, em gerir e valorizar os recursos humanos do instituto. E sublinhou que o novo Presidente do IPC tem por missão ganhar espaço na sociedade civil, no debate sobre o património e sobre a conservação e gestão dos museus, revendo a legislação, tanto no quadro dos museus e sua conservação para estacar a degradação do património construído na zona classificada de património da humanidade.

Em relação a Ribeira Grande de Santiago, o Ministro Abrãao Vicente, espera que esta presidência tenha o dom de congregar esforços por parte dos técnicos e conseguir através da sua influência trazer a Polícia Nacional e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, para um diálogo em conjunto para poder fazer as mudanças necessárias. Jair Fernandes tem também a incumbência de requalificar os museus, investir para que nos próximos três anos possa projetá-los para a arena internacional.

O recém-empossado Presidente do IPC, diz que se trata de uma grande desafio, porque no seu entender, falar do património de Cabo Verde, requer mudança de atitude à todos os níveis, com prioridade na valorização dos recursos humanos existentes do Instituto, e promete fazer um levantamento das necessidades e dinamizar o IPC que é tida como uma instituição conservadora, devidos aos seus conceitos. Também tem como objetivo fazer a ligação entre o turismo, património e cidadania.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui