O ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, que já se encontra em Chengdu, chefia uma delegação cabo-verdiana que integra a embaixadora de Cabo Verde na China, Tânia Romualdo, e o diplomata Fernando Wahnon, vai estar presente na 60ª reunião da Comissão da OMT para África.
Na reunião, o ministro José Gonçalves deverá reforçar o pedido de apoio de alguns países africanos para a eleição de Cabo Verde, cuja candidatura foi apresentada em Março do corrente ano ao órgão máximo da OMT, que será eleito durante os trabalhos desta 22ª assembleia-geral da organização.
As autoridades cabo-verdianas estão confiantes na eleição do país para ocupar um dos cinco lugares disponíveis para a África no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo, conforme tinha dito à Inforpress, o director-geral do Turismo, Carlos dos Anjos.
Segundo Carlos dos Anjos, o país foi encorajado pela própria Organização Mundial do Turismo para concorrer ao Conselho Executivo da organização e caso vença será um “grande orgulho e um desafio”, porque o país estará no centro das decisões em relação ao turismo internacional.
“É uma grande vitória essencialmente para a diplomacia cabo-verdiana e para Ministério da Economia e Turismo” disse o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Fernando Elísio Freire, adiantando, em declarações à RCV a partir de Adis Abeba, em Julho passado, que “o nosso país hoje está em condições de ser apresentado como um candidato da União Africana para ocupar o cargo no Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo”.
A candidatura de Cabo Verde, adiantou Fernando Elísio Freire, “foi apoiada e aprovada pelo Conselho de Ministros da União Africana (UA)”.
Com sede em Madrid, Espanha, a OMT conta neste momento com membros de 157 países, sete territórios e mais de 300 afiliados, representando o sector privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo.
À margem da 22ª assembleia-geral da Organização Mundial do Turismo, que decorre na cidade chinesa de Chengdu, o ministro da Economia e Emprego, José da Silva Gonçalves, terá um encontro com o vice-ministro chinês do Comércio com quem discutirá matérias relacionadas com a Zona Económica Exclusiva e Marítima de São Vicente, prevendo-se que participe, de 20 a 23 de Setembro, em Fujian, na Conferência sobre a Conservação e Desenvolvimento das Ilhas.