Os parlamentares falaram, também, sobre o anunciado aeroporto de Santo Antão e sobre as exportações cabo-verdianas de pescado.
Os eurodeputados que visitaram Cabo Verde nos últimos quatro dias prometem “fazer um lóbi positivo” nas instituições europeias para liberalizar o visto de turismo para cabo-verdianos. A promessa foi deixada numa conferência de imprensa de balanço da vista, realizada, sexta-feira, na cidade da Praia.
O eurodeputado, britânico, Charles Tannock, que liderou a missão, garantiu “pressão parlamentar” para aprofundar a questão da mobilidade entre Cabo Verde e a União Europeia, mas insistiu na necessidade do arquipélago fazer a sua parte.
Os parlamentares comprometeram-se, também, a trabalhar na mobilização de financiamento para a construção do já anunciado aeroporto de Santo Antão e mostraram empenho para encontrar uma solução de longo prazo para as autorizações de exportação de pescado de São Vicente para a União Europeia, que carecem de renovações periódicas.
Os três eurodeputados, que constituíram a missão do Parlamento Europeu, visitaram as ilhas de São Vicente, Santo Antão e Santiago.