Uma das rotas é entre Pequim e Belgrado, na Sérvia, operada pela Hainan Airlines; o outro trajeto, anunciado pela low cost chinesa Lucky Air, é entre Kunming e Helsinque, capital da Finlândia, com escala na também chinesa Chengdu.
O voo da Hainan Airlines, inclusive, foi inaugurado na última semana, partindo do Aeroporto Internacional de Pequim e aterrissando no aeroporto Nikola Tesla, em Belgrado. O voo entre as capitais sérvia e chinesa é, na verdade, uma extensão da rota já existente entre Pequim e Praga, na República Checa, onde fará uma parada antes de alcançar o destino sérvio. São duas operações semanais da Hainan, nas segundas e sextas-feiras.
Já a nova rota da Lucky Air marca a entrada da primeira aérea chinesa no mercado finlandês. Com previsão de início para o próximo ano, a rota parte do hub da companhia, em Kunming, e fará uma parada em Chengdu antes de chegar em Helsinque; os voos serão operados por um A330.
“Ter a primeira companhia aérea chinesa na Finlândia apoia nosso objetivo de desenvolver o Aeroporto de Helsinque como um importante centro de tráfego aéreo entre a Europa e a Ásia”, explicou o VP sênior da Finavia, operadora do aeroporto, Joni Sundelin, ao site Business Traveller. “Se considerar o número de conexões de voos, o aeroporto de Helsinque é o número um no norte da Europa e, de acordo com pesquisas de passageiros, um dos melhores aeroportos do mundo”.
Além do voo da Lucky, a companhia finlandesa Finnair já anunciou a cidade de Nanjing como novo destino na China, com início previsto para o próximo verão europeu (inverno no Brasil).
De acordo com o site britânico, uma vez que os novos voos da Lucky Air e Finnair decolem, Helsinque terá conexões para nove destinos na China: Pequim, Xangai, Xi’an, Chongqing, Guangzhou, Nanjing, Chengdu, Kunming e Hong Kong.