receberá, até 2021, investimentos públicos nos domínios do turismo e requalificação urbana que ultrapassam os 320 mil contos, montante a ser disponibilizado através dos fundos do turismo e do ambiente.
A avaliar pelos projectos já anunciados pelas autoridades locais, Porto Novo receberá, entre 2018 e 2021, cerca de 100 mil contos do Fundo do Ambiente para a requalificação da cidade do Porto Novo e os centros secundários no interior do município, que receberá, ao longo do mesmo período, 50 mil contos do Fundo do Turismo.
Com esses montantes, a edilidade portonovense vai poder, além de requalificar os principais centros populacionais deste município, apostar, também, na criação e reabilitação das infra-estrutura de apoio ao sector turístico, como miradouros e percursos turísticos.
Já em 2018, Porto Novo receberá ainda os projectos de requalificação das orlas marítimas da cidade do Porto Novo e do Tarrafal de Monte Trigo, estimados em 140 mil contos e 33 mil contos, respectivamente.
Segundo o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, a autarquia tem já garantias do Governo de que esses montantes vão ser disponibilizados, estando a preparar os programas de requalificação dos diferentes bairros da cidade do Porto Novo, urbe que receberá, também a partir de 2018, o projecto de requalificação da orla marítima.
O Governo já anunciou, para 2018, cerca de dois milhões de contos para obras de requalificação urbana em todas as cidades do país, no quadro do fundo do turismo.