De 21 a 22 de Abril decorre na ilha do Maio, O Encontro Estratégico – PROJECTAR O MAIO PARA O FUTURO – um evento que se pretende trazer propostas e soluções para o desenvolvimento desta ilha.
No encontro de sexta-feira o Presidente da República Jorge Carlos Fonseca defendeu neste evento que a ilha do Maio deve encontrar o seu espaço no contexto nacional. Para o chefe de estado, projetar Maio no futuro pressupõe-se a ousadia de juntos reflectir sobre a Ilha no todo nacional, avaliando o seu potencial e, seguidamente, valorando-o de maneira que a Ilha venha a ter um papel muito mais preponderante no processo de desenvolvimento nacional.
A Ilha do Maio, por se encontrar próxima de Santiago, poderá tornar-me num pólo turístico de grande importância para o país, quer a nível nacional, como internacional. A nível nacional o seu desenvolvimento deve ser equacionado, de forma articulada com o concelho de Santa Cruz (Santiago) dado a distância que os separa, sensivelmente a uma hora e meia de barco. Recentemente foi assinado um acordo geminação entre as duas edilidades.
Para Jorge Carlos Fonseca, “não podemos no processo de desenvolvimento turístico da Ilha do Maio, ignorar outras valências, que passam pelo desenvolvimento de micro e pequenas empresas, apontando como exemplo a produção do queijo, a criação de caprinos e ovinos, bem como a pesca, o artesanato, e outras indústrias extractivas como sal, gesso”, que podem ser na sua opinião, impulsionadores do turismo e da economia de Maio.
Neste encontro também foi homenageado pelo edil de Maio, o embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, em reconhecimento pelo apoio concedido para o desenvolvimento da Ilha nos diversos sectores.