A ilha cantada pelos poetas cabo-verdianos em mornas na partida e na chegada de quem a visita e de quem parte para a emigração. A sua capital Mindelo, cidade cosmopolita, ponto de encontro de várias culturas e fértil em atividades de diversão cultural. A sua noite é famosa pelos seus bares animados ao vivo, onde se pode ouvir a famosa poesia cantada.
Vem conhecer Mindelo pequenino a alegria de Cabo Verde, paraíso dos amantes e quem não conhece Mindelo, não conhece Cabo Verde. Vem desfrutar a Morabeza desta cidade com abraço fraterno, que não tem riqueza, nem ouro ou diamante, mas que tem a paz de Deus que não se encontra no Mundo e o clima agradável que Deus deu, vem conhecer este país.
S. Vicente abriu-se ao mundo e ficou a ser uma das principais portas do cosmopolitismo cabo-verdiano que ajudou a projetar as raízes culturais de Cabo Verde no mundo e promoveu a sua mistura e costumes, música e palavras de tantos e tantos países. Mindelo é uma cidade impressionante de diversidade cultural, de uma alegria contagiante, que podemos contatar de uma forma inequívoca no seu carnaval. A cidade é animada que ignora as fronteiras entre o dia e noite.
Visite S.Vicente (Mindelo) e terá uma experiência inesquecível que pode começar ao fi m do dia, no meio de sons e da alegria que se encontram na Praça Amílcar Cabral e depois estende-se, sem destino, sem orientação pelos restaurantes, bares, e clubes do Mindelo. Deste percurso estonteante da Morna ao Funaná, passando pela coladeira e tantos outros ritmos, espalha a universalidade mindelense em não acabar de animação que ajuda a fazer as pazes com a vida. Da música passamos aos deliciosos pratos que compõem a gastronomia mindelense, desde a cachupa ou o paladar de uma moreia escabeche no meio de tantos petiscos imaginários.
Se vier ao arquipélago de paz que o poeta cantou, não deixe de visitar S. Vicente, a sua cidade do Mindelo e as suas maravilhas naturais, tais como; Monte Cara, Vulcão de Viana, Ilhéu dos Pássaros,
Baía do Mindelo, Praias costeiras do norte da Baía do Mindelo, Dunas de Salamansa e Monte Verde.