Nhô San Flipe, celebrado no dia 1 de Maio, é a principal festa na ilha do Fogo. A sua organização teve início em 1940 pelas famílias mais abastadas que todos os anos passam a responsabilidade da Bandeira a outra família para organização do Nhô San Flipe do ano seguinte. A festa tem a duração de uma semana ou mais, com cortejos, procissões, atuação de vários grupos nacionais e internacionais que culminam com a famosa corrida de cavalos e provas de perícia dos seus cavaleiros. Todas as atenções de Cabo Verde estão viradas nessa semana para as festividades de Nhô San Flipe.
Nesses dias de festa, vêm para a ilha pessoas de todo o mundo principalmente radicados na América, Holanda e Portugal, que aproveitam para rever as suas famílias. Durante as festividades encontramos pessoas de todas as idades, mulheres com cestos de flores coloridas à cabeça, homens com bandeiras, tambores, barcos alegóricos e que repicam tambor durante todo o dia. Hoje é uma das mais importantes festas de Cabo Verde e termina com a transmissão da Bandeira à família que organizará o evento do ano seguinte.
A família de Aníbal Henriques, responsável pelo desenterro da bandeira de São Filipe, dou no passado domingo dia 30 de Abril, a bandeira mandada confeccionar em Lisboa no ano de 1920, para as festas da Bandeira, ano em que foi festeira Lia Henriques Barbosa.
FEstas Nhô San Filipe