No coração de Santiago localiza-se na região de S. Lourenço dos Órgãos uma propriedade privada de nome Ribeirinha que pode ser classificada com uma propriedade rústica e semi-urbana em virtude da respetiva localização no Concelho de S. Lourenço dos Órgãos, afluente esquerdo, a montante da maior bacia hidrográfica da Ilha de Santiago – a bacia hidrográfica da Ribeira Seca. A área total da bacia hidrográfica está estimada em 70 Km2 aproximadamente e a área da propriedade em 0,366 km2, ou seja, 36,6 hectares. A propriedade faz fronteira do lado esquerdo com a estrada que liga a cidade da Praia com o norte da ilha de Santiago, particularmente com a cidade de Santa Catarina e Vila do Tarrafal e localiza-se a montante na bacia hidrográfica da Ribeira Seca no Concelho de S. Lourenço dos Órgãos.
A proposta do Ecoturismo na Região dos Órgãos mais concretamente na Ribeirinha, pretende ser um segmento de actividade Turística que utiliza de forma sustentável, o património natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas. O enquadramento natural da Ribeirinha é ideal para a prática desse tipo de turismo, visto que é uma área privilegiada sob o ponto de vista climático. Com efeito, a bacia hidrográfica é caracterizada por vários microclimas que vão desde árido a jusante onde PMA/EVP =0.25 <1, a semi-árido a sub-húmido nos pontos mais a montante.
Ribeirinha também poderá agregar outros projetos de turismo, de alto standing residencial, depende de quem o adquirir. Encontra-se a venda e quem estiver interessado poderá contactar pelo telefone 00238 2615155 para mais informações.