Peritos descobrem capela quinhentista na Cidade Velha

0
553

No Início deste mês foi descoberto uma capela da primeira fase da Igreja de Nossa senhora do Rosário, na Cidade Velha com paredes, chão e altar preservados, durante os trabalhos de reabilitação deste edifício, com mais de seis séculos. Este achado surpreendeu os peritos em escavações arqueológicas que estão no país em missão do projeto Concha, da Cátedra Unesco do património Cultural dos Oceanos. Este achado remonta a primeira fase da própria igreja, datada de 1495.

Os peritos arqueológicos desta missão já tinham ouvido falar sobre a existência dessa capela e que recebeu restauros nos anos 60 do século XX, mas que se mantinha esquecida sistematicamente. Mas agora com estas escavações e restauro da Nossa Senhora do Rosário, revelou acesso à capela, da qual existia apenas um arco completamente emparedado. Ao derrubar a parede, a equipa deparou-se com toneladas de terra a pedras gigantescas, provenientes de uma encosta junto a um dos lados da igreja que ameaçava há muito o edifício, que ia ser o objecto de intervenção. A capela não é tão visível, mas foram identificados pequenos sinais no solo, como a estruturas antigas, ainda preservadas e isso permitiu iniciar a investigação e a própria escavação arqueológica.

Os peritos identificaram, enquanto foram escavando, vestígios da capela, a presença de materiais mais antigos e com mais frequência, estruturas como a base do altar, entre os outros elementos de construção que vão ser analisadas para o identificação de alguns artefactos, lápides dos séculos XV e XVI, ossadas humanas, nomeadamente dois crânios.

Estima-se que no final do ano a Igreja Nossa Senhora de Rosário estará completamente restaurada e mais perto do seu traçado original.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui