Cabo Verde 360º pretende publicar no Google Maps, Google Earth um mapa de 3D de Cabo Verde. Este projeto brilhante é da empresa Imedia – Innovative media que detêm produtos informáticos tais como Engenharia de Software, Marketing Digital e Design de Multimédia.
Uma empresa de jovens empreendedores com visão de desenvolvimento sustentável, onde o turismo é a peça chave do desenvolvimento do país já que 22% do Pib é captado pelas receitas do turismo.
Este projecto Cabo Verde 360º, é inovador no país e pretende ajudar as instituições públicas e privadas no desenvolvimento do turismo, no aumento da procura turística, nomeadamente nichos histórico-cultural, gastronomia, ecoturismo, geoturismo, turismo rural, turismo de negócios, turismo religioso, entre outros.
Os mentores deste projeto, pretende com a Cabo Verde 360% mostrar aos cabo-verdianos e ao mundo as potencialidades turísticas do país, visitando lugares desconhecidos em modo virtual através de imagens a 360º.
Cabo Verde 360º permite conhecer o país ainda que virtualmente mas de uma forma natural e deslumbrante que aguça o apetite do turista/viajante que quer viver novas experiências, a partir daquilo que vê através das imagens 3D.
Ainda no Encontro de Agências de Viagens e Turismo, a Cabo Verde 360º fez uma demonstração desta aplicação que já iniciou o mapeamento móvel do país, num investimento de 1 milhão de escudos cabo-verdianos em equipamentos e acessórios para captar imagens e vídeos das nossas cidades, nossos monumentos, a riqueza da nossa história, a beleza do nosso povo, a diversidade cultural, música, dança, artes visuais, de forma resumida a nossa autenticidade, criando alternativas ao turismo All Inclusive, Sol e Praia.
Esta ferramenta é de uma utilidade enorme que permite mostrar as maravilhas do nosso país pelo mundo inteiro e serve de chamariz para promover visitas turísticas de forma transparente mostrando as nossas potencialidades e permitir assim criar ofertas turísticas sustentáveis e duradouras. Será também o suporte para os nossos emigrantes que querem acompanhar o desenvolvimento do país e quiçá apostar no investimento na construção de infraestruturas, criando negócios de turismo e assim disponibilizar mais emprego as populações da sua terra natal.
As agências de viagens, operadores turísticos nacionais as intuições públicas do Turismo, os restaurantes e hotéis têm neste momento uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento do turismo, dos seus negócios porque a imagem de qualidade de um destino é importante fator de competitividade.
Na nossa opinião, urge apoiar este projeto, associá-lo a plataforma oficial de ofertas turísticas alternativas a Sol e Praia. Uma coisa é certa não podemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. A sustentabilidade de turismo cabo-verdiano depende de todos nós, por isso devemos abraçar este projeto que vai revolucionar a nossa oferta turística e vai aumentar a visibilidade e a procura do nosso turismo.
Para mais informações e consulta favor visitar as páginas do Facebook e Instagram, através dos links:
Facebook – https://www.facebook.com/caboverde360/
Instagram – https://www.instagram.com/caboverde360/
Também poderá consultar as imagens no Google Maps através dos links
Tarrafal – https://goo.gl/maps/crRQuBSGoc32
Cidade Velha – https://goo.gl/maps/ZXRxFWzKNu12
Plateau – https://goo.gl/maps/XDnM8Yyi3Tp
Neste momento estão mapeadas apenas algumas regiões do país tais como; centro histórico do Plateau, Cidade do Tarrafal e Cidade Velha, representando 3% do país da área do país, no entanto esta baixa percentagem de cobertura já obteve 850.000 visualizações em menos de 90 dias. Estes números comprovam o interesse existente por imagens 360º do país.