Feira de Cinza de Santa Catarina

0
920

Já está tudo a postos para a terceira edição de um certame que enaltece uma das tradições mais antigas da ilha de Santiago e que acontece de 3 a 5 de março.

Este ano, pela primeira vez, a Feira de Cinzas vai realizar-se no Espaço do Artesão (entre o Cineclube e o Centro Cultural Norberto Tavares). A requalificação do centro de Assomada, com a criação da Zona Pedonal, abriu a possibilidade de transferir a feira do Polivalente para um espaço mais adequado e digno para receber visitantes.

18 expositores estão confirmados, dividindo-se por várias áreas de negócio, dos produtos vegetais às bebidas espirituosas, do peixe seco ao caldo de cana, mas também da restauração, do setor de serviços e da indústria.

Tal como nas anteriores, esta terceira edição vai ser uma grande oportunidade de negócios, mas também de troca de experiências entre os feirantes, abrindo uma nova janela para a divulgação dos traços da Cultura de Santa Catarina, fazendo da Cidade do Planalto a melhor escolha de visitas nesta ocasião.

Um programa cheio

No primeiro dia (3 de março) a feira abre às 16h00, com intervenções do Presidente da ACAISA, Felisberto Veiga, e do Presidente em Exercício da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jacinto Horta. Mais à frente é tempo para Animação Musical, com o DJ Micael Tavares e as Batucadeiras Raiz Fincado, de Nhagar. O encerramento acontece às zero horas.

No segundo dia (4 de março) a feira abre às 08h00, sendo que uma hora depois (10h00) é tempo para o Workshop com dois painéis, no Centro Cultural Norberto Tavares.

No Painel I, o tema é “Festas de Cinzas, como um produto histórico, religioso e turístico em Santa Catarina”. José Maria Semedo (Professor Universitário e Investigador) apresenta a comunicação “As festas de cinzas em Santiago na perspectiva histórica e religiosa”. E o Investigador e Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Martinho Brito, apresenta a comunicação “As festas de cinzas em Santa Catarina, uma oportunidade para a promoção de produto turístico genuíno”. A moderação deste painel está a cargo do Presidente da Associação de Turismo de Santiago, Eugénio Inocêncio.

No Painel II (que acontece às 11h30), o tema é “Cadeia de valorização do grogue em Santa Catarina”. Elisângelo Monteiro (Inspector Geral da IGAE – Inspeção Geral das Atividades Económicas) apresenta a comunicação “Controlo da produção, medidas correctivas e transporte do grogue para o comércio e indústria de engarrafamento”. A moderação deste painel está a cargo do Presidente da ACAISA, Felisberto Veiga.

A Animação Musical leva ao palco DJ Micael Tavares, China e João de Sousa. O encerramento deste segundo dia acontece às 00h00.

No terceiro e último dia (5 de março) a feira abre às 08h00. Pelas 16h00 irá proceder-se à entrega dos diplomas de participação. E meia hora depois acontecem as intervenções de encerramento da III Feira de Cinzas, com o Presidente da ACAISA, Felisberto Veiga, e o Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Beto Alves.

O programa prossegue com Animação Musical, subindo ao palco o DJ Micael Tavares, Edy Parker e Titio di Belo Freire. E o encerramento ocorre pelas 00h00.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui