A população do sítio histórico da Cidade Velha, na Ribeira Grande de Santiago, foi despertada hoje pela música da banda militar para anunciar que a cidade está a festejar o 10.º aniversário como Património Mundial da Humanidade
Os militares e a banda militar iniciaram um desfile que teve início em frente à esquadra policial de Ribeira Grande e seguiram para o centro histórico, chamando a atenção da população de que este não é um dia normal, mas sim um dia de festa, já que num dia como hoje, em 2009, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) atribuía o título de Património da Humanidade à Cidade Velha.
Chegando em frente à Câmara Municipal da Ribeira Grande os militares hastearam as bandeiras de Cabo Verde e do município, mas, segundo a programação, era previsto hastearem também a bandeira da Unesco.
A Inforpress constatou que durante esta cerimónia não houve a presença de nenhuma autoridade local, estando apenas presente a equipa do Gabinete de Comunicação e Imagem da edilidade e os funcionários do Balcão Único da câmara, que precisamente hoje assinalam o primeiro aniversário da sua instalação.
Para o edil Manuel de Pina, celebrar uma década como património da humanidade é motivo de muito orgulho, na perspectiva de que a Cidade Velha está a atravessar uma fase de mudança estrutural. Depois de 10 anos, hoje, Cidade Velha é uma outra urbe, com mais “cidadania e mais saudável”, mas tem ainda um grande desafio que é desenvolver o turismo.