O Espaço Diogo Gomes no Plateau, recebeu ontem a Expo Smart City CEDEAO 2019, que prolongará até ao final da semana com a feira e workshop. No espaço da exposição, a presidente da Smart City Cabo Verde, engenheira Loide Monteiro, à comunicação social disse que a ideia é criar um espaço onde as instituições, municípios, governo, empresas e universidades têm a oportunidades de apresentar, nos seus projectos, iniciativas inovadoras em matérias de construções das cidades inteligentes, sustentáveis, seguras e acolhedoras em Cabo Verde, mas também na região oeste africana.
Sublinhou que esta iniciativa será levada a todas as cidades do país e para a organização sub-regional com intuito de dinamizar e criar sinergias para criar um ecossistema onde todos podem dar a contribuição para termos uma cidade ‘Smart’ inteligente não só em Cabo Verde, mas também a nível da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) ”.
Em parceria com a Câmara Municipal da Praia, o evento abriu por voltas das 18 horas com a apresentação sobre tendências de smart cities Nacional, África e Internacional. Durante a feira, esta foi animada pelo grupo tradicional do batuque e música dos artistas nacionais. Entre convidados a Expo Smart City CEDEAO, esteve, a embaixadora da Boa Vontade da Organização Americana Five Points Youth Foundation e BEMA International, Janice da Silva, que mostrou-se satisfeita por fazer parte desta iniciativa estratégica, que visa a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 e da Nova Agenda Urbana 2036.