João Serra anunciou medidas excepcionais de estímulo e mitigação do COVID-19 na economia do país

0
680

O Banco de Cabo Verde aprovou um pacote excepcional de medidas de estímulo e mitigação para o impacto do novo coronavírus na economia do país, o que exigirá que o setor bancário forneça mais de € 400 milhões, anunciou no dia 27 de Março o governador do banco central.

Uma das medidas anunciadas por João Serra foi a redução da taxa básica de juros em 125 pontos base, de 1,5% para 0,25%. Esta medida visa “desencadear uma resposta mais rápida e aprofundada dos bancos, sem comprometer ou causar insegurança nos principais segmentos de financiamento das instituições de crédito”.

Outro estimulante é a queda da taxa de liquidez para empréstimos permanentes em 250 pontos base, de 3% para 0,5%, para, segundo João Serra, manter a “confiança” nos mercados, dando aos bancos, um sinal do banco central de sua disponibilidade total para fornecer fundos em caso de falta de liquidez do banco.

De acordo com a Inforpress, o governador também anunciou a criação de um novo instrumento de liquidez de longo prazo, chamado Operação Monetária de Financiamento de Longo Prazo (OMF), para financiar bancos por períodos de até três anos e fixar juros atrativos de 0,75% para a linha de crédito estendida.

João Serra também descreveu uma linha de crédito para bancos, via OMF, com condições especiais, a uma taxa de juros de 0,75%, no valor de até 45 bilhões de escudos, em a base da carteira de dívida de cada banco, com prazo igual ou superior ao crédito concedido.

“Essa linha de crédito é apoiada por dívida do governo, títulos do tesouro e títulos do tesouro e, em dezembro de 2020, cerca de 5 bilhões de escudos por mês devem ser adicionados”, acrescentou.

Também anunciou uma queda na taxa de absorção permanente de liquidez em cinco pontos-base, de 0,1% para 0,05%, a fim de focar os recursos bancários no crédito à economia.

A redução da taxa mínima de disponibilidade de caixa em 300 pontos base, de 13% para 10%, é outra medida anunciada para “fortemente” incentivar os bancos a capitalizar a liquidez criada para creditar a economia, aumentando-a na mesma proporção, até o final de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui