Cova, Ribeira da Torre e Ribeira do Paúl são, sem dúvida, a amostra mais representativa dos ecossistemas húmidos de montanha da ilha de Santo António e um dos mais importantes ecossistemas agrícolas de Cabo Verde.
Até agora, constituem o centro com maior diversidade de espécies de plantas endémicas de todo o arquipélago. Das 30 espécies endémicas inventariadas neste espaço, 16 constam da Lista Vermelha de Cabo Verde e Santo António.
Toda essa área é afectada pela falta de qualquer tipo de planeamento ou regulamentação. Esta limitação em termos de gestão ameaça sua biodiversidade, qualidade da água e potencial turístico. Existem pelo menos 10 pequenas comunidades numa extensão de 3.127 ha, com uma população estimada em menos de 2.000 pessoas, vivendo dentro dos limites do Parque Natural e ao redor dela.
Neste Parque encontra-se inserida o Pico da Cruz, no Planalto Leste onde vivem dezasseis famílias que estão a desenvolver um projecto agrícola na localidade no quadro do programa “Turismo e comunidades: iniciativas locais de criação de emprego”, financiado pela Cooperação Luxemburguesa.