Cabo Verde já tem um Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19. O plano vai sofrendo atualizações, à medida que o país vai recebendo mais informações técnicas e operacionais.
Cabo Verde irá adquirir as suas vacinas, sobretudo, através do consórcio COVAX, que foi lançado em abril de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Comissão Europeia e a França em resposta à pandemia de COVID-19, com o objetivo de fornecer acesso inovador e equitativo aos diagnósticos, tratamentos e vacinas da COVID-19.
Ainda não se sabe que vacinas estarão disponíveis para aquisição através do consórcio COVAX, mas o país tem preferência para as vacinas que requeiram condições menos complicadas de gestão, nomeadamente aquelas cujo transporte e armazenamento possam ser feitos em temperaturas positivas (2 a 8ºC).
O pedido de vacinas para a primeira fase já foi enviado no dia 7 de dezembro de 2020 e o Governo recebeu a informação de que foi aprovado.
Os grupos prioritários para a primeira fase da vacinação são pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais de saúde, pessoas com outras condições de saúde subjacentes (hipertensão arterial e diabetes, por exemplo), professores, polícias, militares, bombeiros e pessoal da Proteção Civil.
A planificação das outras fases da vacinação estarão condicionadas à análise feita da primeira fase. A vacinação será gratuita e facultativa, ou seja, ninguém será obrigado a tomar a vacina.
Ainda não há uma data específica para o início da vacinação, mas prevê-se que seja a partir de abril de 2021. Entretanto, fica dependente da disponibilização da(s) vacina(s) no país, que poderá acontecer entre abril e junho de 2021.