O promotor Aldino Fonseca apresentou recente em vídeo conferência com a Associação de Turismo de Santiago, Associação de Agências de Viagens e Turismo e o Ministério do Turismo e Transportes o seu projecto em estudo que visa a transformação da comunidade rural da Achada Leite numa Eco-village turística para o desenvolvimento sustentável e inclusivo e com fim últimoo exôdo rural e criar as condições para o emprego local.
O projeto em analise enquadra-se no âmbito da diversificação da oferta turística na ilha de Santiago em Cabo Verde no quadro do Pragrama de Liderança da YALI (Young Africain Leadership Iniciative), session 9 do Bussinnes & Entrepreneurship 2020. O objetivo do programa supracitado é desenvolver espírito de liderança na camada jovem, através de projetos que criam impactos nas comunidades desfavorecidas, para um desenvolvimento sustentável do país e consequentemente do continente africano.
Este projeto visa a transformação de uma comunidade rural em uma Eco-village turística, onde toda a população irá beneficiar diretamente. Para o alcance do objetivo geral preconiza-se a reabilitação das casas antigas da comunidade, incluindo o saneamento básico, formação e capacitação da população local em diversas áreas para programar pequenos projetos que dali advém para o abastecimento da Eco-village tais como a agricultura, pecuária, artesanato, pesca, e outros prestadores do serviço turístico. Com este projeto procura-se solucionar e criar um desenvolvimento sustentáveis baseado nos seguintes objetivos do desenvolvimento sustentável:
➢ A erradicação da pobreza;
➢ A agricultura sustentável;
➢ A igualdade do género, redução das desigualdades;
➢ As cidades e comunidades sustentáveis e parcerias e meios de implementação.
Achada leite é uma comunidade rural situada na parte oeste da ilha de Santiago, entre as comunidades piscatórias de Ribeira Barca e Rincão. Dista, aproximadamente 20 km de cidade de Assomada e a 4 km da Vila de Ribeira da Barca. O êxodo rural já é visível. Com uma população de aproximadamente 87 pessoas divididas em 27 famílias, divido ao êxodo rural, a população da comunidade tem como atividade económica a agricultura de regadio, a pecuária e a pesca.
Achada Lleite é por excelente uma comunidade de grande potencial turístico pela sua posição estratégica perto do mar e um clima favorável durante todo o ano. A par do clima e da sua localização, em Achada Leite encontramos duas das sete maravilhas de Santa Catarina, o concelho no qual a comunidade pertence, a saber, gruta de Águas Belas e Rocha Fundino “pilon de Nhordez” vulgo em crioulo.
Os intervinientes no debate com o promotor Aldino Fonseca concluiram que este projecto enquadra na rede dos projectos pilotos da Associação de Turismo de Santiago e do Projecto do Governo “uma casa e um turista”, com objectivo de diversificar a oferta turística, criar o emprego local e capacitar a população em diversas áreas da actividade económica. Por isso, os parceiros desses projectos acolheram esta ideia e solicitar ao promotor a socialização do projecto Eco-Village em Achada Leite com o objectivo juntar sinergias para inclusão na rede de projectos pilotos para a Ilha de Santiago.