Com vista à retoma do turismo internacional no próximo verão, já arrancou a vacinação em massa das populações maiores de 18 anos das ilhas mais turísticas de Cabo Verde – Sal e Boa Vista. Uma decisão prioritária do Governo de Cabo Verde que vai permitir vacinar também cerca de 10 mil trabalhadores ligados ao setor do turismo das duas ilhas contra a Covid-19.
Para o efeito, a equipa de reforço para a vacinação da população já se encontra nas duas Ilhas e o processo de vacinação iniciou de forma muito mais célere. Refira-se, no entanto, que grupos turísticos privados no Sal e Boa Vista estão envolvidos no processo de vacinação da população.
Na ilha do Sal, os trabalhadores das unidades hoteleiras já começaram a receber a primeira dose de vacina contra a Covid-19, com vários postos de vacinação disponibilizados em diversos lugares da ilha. Na Boa vista, onde foi necessário reforçar uma equipa de enfermeiros e registadores, também iniciou o processo de vacinação com vista a alcançar até finais de julho e inicio de agosto, o maior número da população e permitir a retoma das atividades turísticas.
O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, já tinha confirmado que o Governo vai intensificar o processo de vacinação contra a Covid-19 nas duas Ilhas mais turísticas do País, Sal e Boa Vista, uma vez que essas duas ilhas têm importância no aspeto do turismo nacional, daí a decisão de acelerar a vacinação da população e dos trabalhadores que trabalham diretamente nos estabelecimentos hoteleiros.
Segundo o Diretor Geral do Turismo e Transportes, Francisco Martins, o objetivo do Governo de reforçar medidas contra a Covid-19 e de intensificar a vacinação das populações das ilhas da Boa Vista e do Sal, é o de ajudar a trazer mais companhias aéreas para Cabo Verde e permitir a retoma das atividades turísticas, informando que no mês de agosto está prevista o reinicio de três operadores turísticos portugueses à Cabo Verde.
Francisco Martins apelou a todos os trabalhadores do turismo das duas ilhas, bem como os seus familiares a se inscreverem e procurem os centros de saúde e postos de vacinação espalhados no Sal e Boa Vista para vacinarem por forma a estarem preparados para a retoma as atividades turísticas que espera que seja para breve.
A segurança sanitária é um fator importante para a escolha do destino, sublinha o Diretor Geral do Turismo e Transportes, que assegura que Cabo Verde não pode ficar de fora desta escolha do destino turístico seguro. Por isso, diz, o Governo tem priorizado a segurança sanitária em todo o arquipélago desde junho do ano passado, através do Programa Turismo Seguro cujo propósito é o de preparar os estabelecimentos turísticos de todas as ilhas na implementação de medidas face ao combate do novo corona vírus.
De realçar que Cabo Verde, a semelhança do Certificado Verde aprovado pela União Europeia, está também a preparar o seu Passaporte Digital de Vacina para facilitar as viagens de todos os que vacinarem.