O Governo de Cabo Verde acaba de anunciar que a ligação entre as ilhas passará a ser da responsabilidade da Binter, a partir de 1 de Agosto. Extingue-se assim os serviços domésticos da Transportadora Aérea Cabo-verdiana (TACV).
Em conferência de imprensa realizada hoje na cidade da Praia, o ministro da Economia, José Gonçalves, informou que a partir de 1 de Junho, deixará de operar um dos ATR 72 da TACV e explicou que com esse acordo a Binter Cabo Verde vai renunciar 49 por cento do seu capital para o Governo de Cabo Verde, que posteriormente, disponibilizará parte deste capital social ao mercado para a aquisição pelos investidores nacionais.
Desta forma, segundo o governante a Binter Cabo Verde vai reforçar as ligações inter-ilhas, com a obrigatoriedade de prestação de serviço a todos os destinos com infra-estruturas aeroportuárias, procurando sempre a articulação de transporte intermodal com ilhas sem infra-estruturas aeroportuárias, concretamente a ilha da Brava e de Santo Antão.
Em relação aos voos internacionais, José Gonçalves adiantou que a TACV vai ser reestruturada e está em análise dois cenários com a participação de um parceiro estratégico forte que vai participar no capital, na configuração e gestão da empresa, no âmbito do processo da privatização, que será definido num futuro próximo pelo Governo, envolvendo a participação dos trabalhadores e dos investidores emigrantes. Segundo o Ministro da Economia o Estado vai continuar a suportar o normal funcionamento da TACV e garantir aos seus credores e parceiros o cumprimento de todos os seus compromissos e obrigações, com total transparência, responsabilidade e respeito pelos parceiros, funcionários e fornecedores, com o objectivo fundamental para o desenvolvimento económico de Cabo Verde.
Início Transportes Aviação Binter Cabo Verde passará a responsabilizar-se pela ligação aérea entre as ilhas