Visando a união da classe e uma cooperação empresarial mais eficaz, as associações Cabo Verde Empresas e Guiantur decidiram pela assinatura de um protocolo de parceria, que acreditam irá ajudar estas agremiações empresariais – que em conjunto contam com 300 empresas associadas – na defesa dos interesses dos associados através de uma abordagem comum junto de diversas entidades nacionais e internacionais.
As associações envolvidas nesta parceria representam empresas direitamente e indiretamente conexas ao setor do Turismo em Cabo Verde, partilhando muitos aspetos na visão deste setor económico. É com a perspetiva de juntar as informações, que se predispõem, a definir de forma sinérgica um plano estratégico com propostas pontuais em relação ao setor turístico e para o qual foi definido um protocolo de parceria.
Os principais tópicos a serem tratados serão no âmbito do transporte doméstico (aéreo e marítimo) e internacional, infraestruturas, promoção do arquipélago e incentivos à retoma das atividades após pandemia.
Um diálogo contínuo e constante para acrescentar a visão recíproca do setor turístico e mais em geral do ambiente de negócio a nível nacional, com sintonia e coordenação nas abordagens e propostas a serem apresentadas às instituições públicas e privadas.
Obs. sobre os parceiros:
CVE – Cabo Verde Empresas
Pres. Andrea Benolli
Apesar de recentemente constituição, conta com 200 empresas registadas e já atuou em um plano de expansão nacional através da abertura de duas delegações regionais, nomeadamente nas ilhas de São Vicente e Boavista, pretendendo alargar a área de atuação até abranger num futuro próximo as 9 ilhas habitadas.
Guiantur – Ass. Guias e Animadores Turísticos de Cabo Verde
Pres. Ulissandro Reis
Constituída em 18/06/2012 a Associação conta hoje com 100 associados e tem por objeto a defesa e representação dos interesses dos Guias e Animadores Turísticos perante as instituições públicas e privadas.