Turismo em África – Guiné Bissau

Por Adelino Da Costa - Empresário, fundador da Dakosta Enterprise Proprietário da Dakosta Eco Retreat

0
2502

Evolução do turismo na Guiné-Bissau

Desde que a Guiné-Bissau conquistou a independência de Portugal na década de 1970, o país tem estado politicamente instável enquanto navegamos formando um novo sistema democrático pela primeira vez em centenas de anos.  Durante esse tempo, a infraestrutura do país foi amplamente ignorada e a economia sofreu. No entanto, o povo da Guiné sempre manteve o mesmo calor comovente, espírito empreendedor e estilo em tudo isso. A reputação do país de não ser seguro baseava-se no clima político, nunca no nosso povo.

Nos últimos 6 anos, o país viu uma mudança completa no estilo de governo.  A primeira transferência pacífica de poder de um presidente para seu sucessor. E os investidores internacionais estão a entrar no país com força. Podemos ver uma mudança em todos os lugares para onde olhamos, especialmente no setor do turismo. Novos restaurantes, hotéis, carros e voos estão a surgir. Pela primeira vez, estamos a ver guineenses da diáspora a voltarem para casa e a abrirem negócios que podem servir tanto a população local, como o crescente número de turistas.  Finalmente a Guiné-Bissau vai poder partilhar com o mundo o seu estilo autêntico, a sua cultura e o seu espírito único!

Novas oportunidades de turismo na Guiné-Bissau

Uma das melhores e novas oportunidades de turismo na Guiné-Bissau é o ecoturismo.

A maioria das pessoas não tem ideia da biodiversidade que existe no nosso país.  Se é um amante de ilhas, existem os arquipélagos dos Bijagós. Se quiser experimentar a manga mais magnífica que existe, um guia local pode levá-lo pelos labirínticos rios de Cacheu.  Se adora o cheiro da selva, pode visitar Cantanhez, com as suas complexas florestas, chimpanzés e áreas de camping. A Guiné-Bissau é um dos últimos lugares no mundo que permanece não corrompido pelo superdesenvolvimento do homem.  O truque é manter o equilíbrio entre a responsabilidade para com a terra e o nosso povo e aproveitar todas as oportunidades de crescimento no ecoturismo. É o que nós no Dakosta chamamos de Hospitalidade para a Humanidade. Um está implicitamente ligado ao outro, sempre.

Potencial das ilhas Bijagós

 Os arquipélagos Bijagós são o nosso bolso privado de paraíso. Embora existam alguns desafios por estarmos isolados do lado continental da Guiné-Bissau, as nossas desvantagens são também as nossas vantagens. Ao todo são 88 ilhas, das quais apenas 18 são habitadas. As praias são limpas, as selvas são densas e ainda há poucos hotéis.

A cultura tribal nativa existe até hoje. Cada ilha tem os seus próprios anciãos espirituais que governam a sua comunidade e mantêm um meio ambiente sustentável. A cultura e a ecologia dos Bijagós criam uma energia que não pode ser encontrada noutras ilhas do mundo.  Esta é uma jóia única da África Ocidental. Para aqueles viajantes que estão interessados num retiro de corpo, mente e espírito das tensões da vida cotidiana.  Este é o ambiente para se reconectar à natureza, ao início e reconectar-se a você mesmo.

A biodiversidade dos Bijagós é particularmente atraente para o turismo. Há uma reserva de hipopótamos, tartarugas selvagens, pássaros exóticos e um dos mares mais ricos para a pesca local. Se adora explorar, um guia pode levá-lo por diferentes ilhas. As possibilidades são infinitas.

Dakosta Eco Retreat

 Nos últimos dez anos, enquanto as pessoas hesitavam em visitar a Guiné-Bissau, íamos para os Bijagós em força, a construir relações com a população local em todos os arquipélagos.  Tendo nascido na tribo Mandjaco da vizinha ilha Jeta, sempre entendi como estas ilhas são raras e especiais. Eu sabia que um dia voltaria para casa e compartilharia tudo o que aprendi ao morar no exterior, na Europa e na América, para criar um lugar onde todos pudéssemos voltar a ser quem realmente somos no nosso centro.  Um lugar onde pessoas do mundo desenvolvido com todos os seus excessos, estímulos e pressões, se podem desconectar dos seus aparelhos e reconectar-se a si mesmas.  E ao mesmo tempo, partilhar experiências e melhorar as condições de vida da população naturalmente sofisticada mas isolada dos Bijagós.

 Nós da Dakosta Eco Retreat estamos comprometidos antes de mais nada com o ecoturismo responsável, o que chamamos de Hospitalidade para a Humanidade. Não há ninguém sem todos. 

 IKA UM SON KUBALI, TUDU TEM KUBALI! Todos como Um!

No momento, estamos a renovar o nosso eco resort boutique reimaginado aqui em Bubaque.  Os bangalos vão ser renovados e atualizados, estamos a construir um restaurante ao ar livre que serve um menu orgânico de estilo local, e à noite será um lugar vibrante para relaxar.  2021 é o momento de abraçar os desejos e necessidades mutáveis do viajante moderno. Após este ano particularmente desafiador, as pessoas estão cada vez mais ansiosas por privacidade, aventura e energia positiva genuína. Redesenhamos um pequeno lugar no paraíso e um programa que despertará os sentidos e libertará o espírito para um espaço aberto, ar puro, águas limpas e benefícios para a saúde de uma vida totalmente natural. Existem oportunidades para treinar o corpo, mente e alma, e iremos personalizar o programa para incluir exatamente o que está à procura. Este é realmente o maior luxo, integrar-nos na nossa alma e então, compartilhar essa energia com os outros. Esperamos que, ao deixar Dakosta, você envie a mesma energia positiva e manifeste a mesma humanidade ao mundo. Todos nós podemos beneficiar de estarmos juntos como um.

Novos projetos de turismo.

A Dakosta Enterprise também está a desenvolver o Dakosta Kings Club em Djiu de Rei, a apenas 10 minutos de barco da capital, Bissau. A localização é a ideal! Dada a conveniência, é difícil acreditar no que se vê quando o barco faz uma curva. As luzes da cidade desaparecem ao fundo, o pôr do sol brilha num laranja dourado e o som do oceano a borrifar as rochas, transporta-nos para outra dimensão.

O Clube será o primeiro do género na Guiné-Bissau, com um belo restaurante à beira-mar que serve grelhados e sumos locais, animação ao vivo e um número limitado de tendas glamorosas para quem quer mergulhar na natureza e passar uma noite ou um fim de semana longe da cidade. Mal podemos esperar para compartilhar nossa mistura única de natureza rústica e estilo sofisticado e elegância com todos … Ela pertence a todos nós. IDINOS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui