Segundo o partido no poder (MPD) os resultados líquidos da TACV entre 2004 a 2016 atingiram mais de 12 milhões e meio de contos, em média, um milhão por ano. Entretanto Joana Rosa Gonçalves, deputada eleita pelo círculo eleitoral do Maio, diz que as medidas que o Governo tomou sobre a TACV são óptimas para o país e para a população do Maio, que não está preocupada, até porque a Binter iniciará brevemente a ligação com a Ilha e a população está tranquila.
Para a deputada Joana Rosa, com o novo Governo existem perspetivas em investimentos no Maio, que para além de resolver o problema de acessibilidade com a construção de uma rampa no atual porto, estão a ser desenvolvidas ações no sentido de se incentivar o Turismo e outras atividades, dado que a ilha tem potencialidade para desenvolver a alguma indústria, uma vez que é detentora de matérias-primas para o cimento, cal, gesso e pedras ornamentais.
Mas para que Maio tenha um franco desenvolvimento quer no Turismo ou noutras atividades geradoras de receitas, tem que resolver alguns problemas, nomeadamente a energia eléctrica, o abastecimento da água potável à comunidade.