É com muito pesar e profunda tristeza que a Sociedade Cabo-Verdiana de Música, vem através deste meio, apresentar as mais sentidas condolências à família enlutada e à nação cabo-verdiana, pelo desaparecimento físico da artista Titina Rodrigues.
Albertina Alice dos Santos Rodrigues Oliveira de Almeida de nome artístico, Titina Rodrigues, nasceu na Cidade do Mindelo na Ilha de São Vicente, Titina cantava ao colo do grande mestre da música cabo-verdiana, B. Leza, quando tinha apenas 6 anos de idade, com 12 anos de idade começou a cantar em público e a ser transmitida nas estações de rádio. Gravou seu primeiro single quando tinha 15 anos.
Titina Rodrigues é considerada uma intérprete célebre da Morna e Coladeira, dois géneros musicais da música tradicional cabo-verdiana. Titina Rodrigues, cantora referência de Cabo Verde, em Cabo Verde e na diáspora, principalmente em Portugal, país onde residiu por muitos anos da sua vida e onde acontece o seu desaparecimento físico, que elevou a nossa cultura e deu um contributo fundamental para a divulgação da morna, elevando a música tradicional cabo-verdiana à outro patamar.
Titina Rodrigues nasceu em 27 de novembro de 1947 em Mindelo, São Vicente e faleceu aos 85 anos, hoje, 6 de Maio de 2022 em Lisboa.
É com imensas saudades que a família musical cabo-verdiana, residente no país e na diáspora, hoje se despede, com o coração partido e os olhos cheios de lágrimas, da grande e potente Voz, da Senhora da Morna, Titita Rodrigues, que levou ao palco a mensagem de muitos autores e compositores cabo-verdianos, principalmente, dos autores da nossa Morna, que hoje é Património do Mundo.
De entre os vários autores e compositores com quem Titina dialogou na sua carreira artística, fica na recordação e no registo, o legado de grandes obras em álbuns discográficos, que Titina Rodrigues brindou Cabo Verde, bem como a sua grande admiração e amor pelas mornas que o B.Leza, o Patrono do Dia Nacional da Morna, compôs, enquanto uma das maiores intérpretes e divulgadores das obras primas do B-Leza.
A SCM apresenta uma vez mais as suas sentidas condolências à família enlutada e à comunidade cultural e artística cabo-verdiana pela perda irreparável.
Querida Titina Rodrigues, tu ficarás para sempre nos nossos corações, e o teu trabalho e a tua voz potente jamais serão esquecidos.