A emoção está a crescer em torno do projeto Ponte Praia, um condomínio fechado recém-planeado que será construído a poucos minutos do centro da capital de Cabo Verde, Praia, e de uma das melhores praias da ilha, São Francisco.
O lançamento oficial da Ponte Praia ocorreu nos dias 2 e 3 de abril de 2022, em Brockton, Massachusetts, EUA, cidade cuja história está indissociavelmente ligada às ilhas de Cabo Verde. Durante esses dois dias, os sócios da Value Homes Company Limited forneceram à diáspora cabo-verdiana que vive na região da Nova Inglaterra os detalhes do projeto. Um total de 74 unidades, incluindo sobrados, vilas e apartamentos, serão construídos. O arranque da construção está programado para o verão de 2022, mas já foram vendidas várias unidades, incluindo várias compradas durante o lançamento.
O Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, esteve presente no lançamento e falou com entusiasmo do projeto, dizendo que será uma jóia perfeitamente localizada que dará aos cabo-verdianos que vivem no estrangeiro a oportunidade de adquirirem um pedaço da sua amada terra natal, a um preço acessível.
“Este projeto é uma grande oportunidade para os cabo-verdianos que vivem no estrangeiro”, disse o autarca Carvalho. “A Ponte Praia é o primeiro projeto do género e a Câmara Municipal da Praia está totalmente engajada com os promotores para garantir o sucesso do projeto. Esta é uma grande oportunidade para nós, é uma grande oportunidade para os emigrantes e é uma espécie de sonho se tornando realidade.”
A palavra portuguesa “Ponte” se traduz em “Bridge” em inglês, e o nome do projeto significa uma ponte figurativa que liga a diáspora cabo-verdiana à sua nação, através de uma comunidade acessível e bem planeada. Há duas palavras que resumem o que é o estilo de vida cabo-verdiano; “Convivência” e “Morabeza” descrevem o encanto distinto que está enraizado na cultura e que perdura por gerações. Cabo Verde é conhecido pelo seu espírito aberto e atitude acolhedora, fomentando a convivência e a interação social entre pessoas de diferentes idades e rendimentos.
Os parceiros responsáveis pela implementação do projeto têm sido intransigentes na proteção de elementos de design que refletem o modo de vida cabo-verdiano. Dois escritórios de arquitetura bem estabelecidos com portfólios impressionantes, PLSX DSGN, com sede nos EUA, e LLDsilva, com sede em Cabo Verde, estão a colaborar no projeto Ponte Praia e entregaram um plano que atingiu todos os objetivos idealizados. “A Ponte Praia tem inúmeras características que a diferenciam de outros projetos, como a componente de energia renovável, e os elementos de estilo comunitário e comodidades que melhoram a experiência residencial”, disse o arquiteto Luís Silva, diretor da LLDsilva. Luis Silva tem uma vasta experiência em projetos em Cabo Verde, tendo sido o arquiteto principal de dezenas de casas, espaços de escritórios, projetos de urbanismo e do luxuoso Hotel Pérola.
De facto, os desenvolvedores do projeto foram inspirados pelo espírito do país ao projetar essa comunidade única. O lote inteiro é do tamanho de dois campos de futebol, e o paisagismo contará com muitas árvores de sombra e plantas que requerem menos água. Haverá dois centros de bem-estar com programação de saúde e fitness, uma piscina comunitária, uma grande praça centralmente localizada e varejo leve e um centro comunitário que servirá como ponto de encontro para eventos sociais, atividades culturais e reuniões. O layout da Ponte Praia incentiva os proprietários a desfrutar do clima agradável durante todo o ano, que é uma das principais atrações de Cabo Verde. Em todos os aspectos do projeto, os desenvolvedores e arquitetos se concentraram em manter e proteger o apelo amigável da Ponte Praia. Isso será realizado por meio de paisagens de rua amigáveis para pedestres que são fechadas ao tráfego, um total de seis praças e outros recursos que são perfeitas configurações para descontrair, passeios de lazer ou conversas entre vizinhos. Haverá muito espaço recreativo para desportos e para as crianças brincarem.
As unidades variam de dois a três quartos e até aproximadamente 1.500 pés quadrados. O preço é acessível e o financiamento estará disponível através de instituições bancárias em Cabo Verde.
Cabo Verde passou por uma grande transformação nos últimos 30 anos. Houve melhorias consideráveis na infraestrutura, incluindo sistemas de esgoto, fornecimento de eletricidade, estradas, sistemas de distribuição de água e telecomunicações. A economia também cresceu, trazendo novos shoppings, mercearias, academias de ginástica e negócios voltados para o turismo. Os emigrantes que deixaram o país na adolescência ou no início da idade adulta ficarão, sem dúvida, maravilhados com estes avanços, assim como os indivíduos com herança cabo-verdiana que se sentaram e ouviram os mais velhos contarem como foi crescer no velho país.
Uma ponte está sendo construída para si – Ponte Praia!