Ulisses Correia e Silva presidiu a abertura do Seminário ENAPOR

Felicito a ENAPOR pelos 40 anos de existência.

0
443

Presidi ao ato de abertura do seminário em alusão a esta comemoração, e pude reconhecer a importância da atividade portuária na economia do país: comércio interno e externo, num país arquipelágico; mobilidade e; suporte ao turismo e às pescas.

ENAPOR é das empresas que mais investe em Cabo Verde. No dia 7 de setembro, inauguraremos a expansão e a modernização do porto do Maio, que terá um forte impacto sobre a economia da ilha. A expansão e a modernização do porto de Palmeira no Sal, realizadas, e uma segunda fase está prevista. A requalificação de Boca de Pistola em Ribeira Grande de Santo Antão. O Complexo de porto de pesca de Tarrafal de SN em construção, e o Terminal de cruzeiros de Mindelo em construção.

Proximamente,  a construção de gares marítimas na Praia, Sal, Boa Vista, Tarrafal de SN e Maio, irá ter impacto positivo na comodidade, conforto e segurança dos passageiros, assim como a construção de centros de logística e seu impacto na economia das ilhas.

De se destacar o importante papel da ENAPOR  na relação com a Diáspora. Várias medidas têm sido tomadas para a melhoria dos serviços relacionados com as remessas dos emigrantes em mercadorias. Os Centros de Pequenas Encomendas estão concebidos nesse sentido, assim como as Reformas em curso na atividade portuária irão melhorar o ambiente de negócios. Destaco a Janela Única do Comércio Externo que deverá ser concluída no primeiro trimestre do próximo ano.

Incentivamos a ENAPOR a reforçar e a acelerar a aposta na transformação digital da gestão portuária para aumentar a eficiência e a efetividade dos serviços prestados aos utentes. Irá permitir menos burocracia administrativa, menos custos, menos tempo na realização das operações e melhor sistema de informação, com ganhos para as empresas, para os cidadãos e para a própria ENAPOR.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui