A cidade da Praia recebeu hoje a 1ª Feira de Empresas e Empresários checos e cabo-verdianos, nas instalações da FIC – Feira Internacional de Cabo Verde em parceria com o Governo de Cabo Verde, Câmaras Municipais e várias outras instituições públicas privadas de ambos os países.
A Feira Checa e Cabo Verdiana, sob o lema “Kapverdské Ostrovy, podnikatelská brána do Afriky”, ou seja, Cabo Verde como a porta dos empresários checos para África, tem como principal objetivo reunir empresários e empresas de alto nível das principais empresas checas com interesse em Cabo Verde e vice-versa, representantes, seniores de instituições financeiras e de desenvolvimento, investidores, a diáspora, num contexto favorável a negócios, com vista a acelerar os investimentos e o crescimento nos sectores mais promissores em Cabo Verde. Este evento envolveu 17 expositores checas e nacionais.
O discurso de boas vindas foi feita pela Vice-Presidente da Câmara de Comércio Checo-Cabo-verdiana, empreendedora Mónica Duarte que é também fundadora desta organização. Mónica Duarte deu as boas vindas ao Ministro Alexandre Dias Monteiro, Adalgisa Vaz Secretária de Estado do Fomento Empresarial, aos expositores, os representantes das Câmaras Municipais de Santa Cruz, Maio, Praia, Boa Vista e Tarrafal de S. Nicolau, a representante da União Europeia, da Câmara do Comércio do Sotavento, Cabo Verde TRADEINVEST e ilustres convidados.
Neste primeiro houve as intervenções dos representantes do Sector Privado, Presidente Câmara de Comercio de Sotavento, Marcos Rodrigues, da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó e por fim a abertura oficial pelo Alexandre Dias Monteiro, Ministro da Indústria, Comércio e Energia. Depois O Ministro Alexandre Dias Monteiro visitou todos os expositores.
Na segunda sessão da manhã houve a intervenção Diretor não Executivo da Gema Art International, Petra Justa, apresentação dos projetos da Empresa Linet Group, por Milan Mateju e por fim o Presidente da Cabo Verde TradeInvest, Almada Dias.
Na sessão da tarde a feira foi visitada pelo Ministro da Agricultura e Ambiente Gilberto Correia Carvalho da Silva e culminou também com uma intervenção.
Esta feira é uma oportunidade inédita para reuniões B2B e B2G, onde os participantes terão a oportunidade de interagir com potenciais parceiros de negócios ou financiadores, apresentar projetos de investimento, produtos, soluções específicos e concretos e discutir oportunidades de parcerias público-privadas entre Cabo Verde e República Checa.