O Centro de Formação Profissional de São Lourenço dos Órgãos levou no dia do Ambiente, os alunos da Escola Secundária de Achada Grande, da Cidade da Praia, a fazer uma viagem pelas ofertas turísticas do mundo rural da Ilha de Santiago.
Através do projecto “Turismo Rural em Acção”, o Centro, em parceria com os alunos do curso de Guia Turístico, segundo a professora Maria Celeste Monteiro, quer que os estudantes de diversas escolas secundárias da ilha de Santiago passem a praticar outro tipo de turismo, que não seja apenas de sol e praia.
A ideia, acrescentou, é valorizar no seio dos alunos este tipo de turismo que por muitos anos “não tem sido valorizado”.
“Como hoje comemoramos o Dia do Ambiente trouxemos esses alunos para fazerem algo de diferente na natureza e para conhecerem o ecoturismo que existe na Ilha de Santiago, nomeadamente no concelho de São Domingos e em São Lourenço dos Órgãos, onde estivemos na barragem de Poilão e no Jardim Botânico”, disse.
Muitos dos estudantes que foram visitar o Jardim Botânico em João Teves ficaram admirados com as diversidades encontradas ali e muitos afirmaram que não tinham qualquer conhecimento sobre o que era turismo rural.
Rosana Fernandes e Ailton Garcia foram dois alunos que contaram do privilégio que tiveram de estar hoje fora da “poluição da Cidade da Praia e sim, no interior, a respirar o ar puro oferecido pela natureza”.
Para a estudante Rosana Fernandes, este projeto é “bastante interessante”, uma vez que os possibilita conhecer as espécies endémicas existentes na ilha de Santiago e ainda as plantas medicinais e outros tipos patentes no Jardim Botânico de João Teves.
Ailton Garcia disse ter ficado surpreendido por muitas coisas que viu e aprendeu durante esta visita.
O projeto “Turismo Rural em Acção” vai ainda levar os estudantes da Escola Luciano Garcia ao parque Natural de Serra Malagueta e os alunos da Escola Amor de Deus, da Cidade da Praia, a conhecerem melhor a diversidade existente no concelho de São Miguel.