O ministro do Turismo e Transportes fez o lançamento da obra de calcetamento da estrada Rebelo Acima – Mato Dentro e do muro de protecção da encosta em Chão Rodrigues, orçadas em cerca de 100 mil contos.
Em declarações à imprensa, Carlos Santos explicou que o Governo entende que essas obras, financiadas pelo Fundo do Turismo, são “estruturantes” para São Salvador do Mundo, na medida em que estão a preparar e estruturar o município como um destino turístico, inserido no destino Santiago.
Na localidade de Mato Dentro, sublinhou que vai ser desenvolvido o projecto de aldeias turísticas, que vai na linha daquilo que é a ambição do Governo de fazer uma diversificação da oferta turística na ilha e no país.
O ministro falou também da obra do miradouro do Monte Babosa, mas também a assinatura do contrato de empreitada de electrificação das zonas altas de Achada Igreja, especialmente nas comunidades de Lém da Rua e Descida Monte, enfatizando que todos estes investimentos “demonstra que há uma preocupação cada vez maior do Governo em levar o turismo a todos os pontos do território”.
E para que seja um turismo cada vez mais resiliente, mais resistente aos choques externos, evidenciou que tem que se desenvolver todos os nichos do mercado turístico de Santiago, que é um nicho muito centrado na cultura, mas também de paisagem e de trekking.
Igualmente, no quadro do turismo, Carlos Santos informou que vai ser lançado um conjunto de outros incentivos, que constam no Orçamento do Estado, designadamente a requalificação dos empreendimentos turísticos, a sua certificação, a certificação do nicho da restauração, onde o Governo vai dar incentivos fiscais voltados para o segmento do turismo de natureza.
Ainda, no quadro do turismo, considerou que a ilha de Santiago é uma “importante ilha e destino”, com muito para dar ao turismo, justificando que é nessa linha que o Governo está a fazer esse trabalho que se está a iniciar e vai continuar na próxima semana com São Lourenço dos Órgãos, Santa Catarina e outros municípios.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, congratulou-se com estes investimentos, considerando que são “obras importantíssimas para o município e que vão impactar positivamente do ponto de vista turístico em São Salvador do Mundo”.
Sobre a obra do calcetamento da estrada de acesso a localidade de Mato Dentro, realçou que era muito aguardada e reivindicada pela população local, anunciando que associada ao calcetamento da estrada, a localidade também vai ser contemplada com a ligação eléctrica.
E nesta localidade, destacou ainda que as famílias vão ser beneficiadas com casas de banho e melhoramento das suas habitações para que possam receber turistas, e assim colmatar alguma necessidade do ponto de vista da oferta de espaço no município, sobretudo na zona alta.
Para finalizar, avançou que o município neste ano de 2024 vai receber investimentos que ao somar vão ultrapassar os 400 mil contos, investimentos estes que “nunca antes se tinha visto” em São Salvador do Mundo.