A internacionalização definitiva do Kavala Fresk Feastival, evento gastronómico que marca presença, em Abril, no certame “Peixe em Lisboa”, em Maio, no Slow Fish, na Itália, será este ano. Segundo Josina Freitas, da direção do Kavala Fresk Feastival à Inforpress, o trabalho está sendo feito na linha do desenvolvimento do turismo gastronómico ou seja, especificou, promover “cada vez mais” essa “diplomacia gastronómica” para elevar o turismo.
Kavala Fresk Feastival vai estar em Itália de 17 a 22 de Maio, a convite da organização do Slow Fish, a maior feira gastronómica da especialidade, pois, precisou, mais do que uma mostra, é um certame que aborda preocupações
ambientais, da necessidade da preservação da pesca artesanal e de consumir peixe endémico das localidades.
Este convite permite a internacionalização do destino São Vicente através da gastronomia e quiçá o próprio país.
Em Lisboa, Kavala Fresk Feastival marcou presença na edição deste ano do “Peixe em Lisboa”, a convite da Docapesca – Portos e Lotas (Portugal), dedicou um dia do certame ao evento mindelense. A comitiva integrou o chef Amílcar Tavares, do restaurante Dokas, que prometeu mostrar a cavala de forma a “mais autêntica possível”, usando receitas mindelenses com a cavala da região portuguesa, cavala melodia e cavala grelhada, arroz de cavala malandro e ainda um gourmet tipo “montadito de cavala” com queijo de terra fresco e presunto.
A organização Kavala Fresk Feastival é apoiada pela autarquia que tem apostado em eventos deste tipo que têm dado sustentabilidade ao seu espaço cultural, económico de morabeza. A próxima Kavala Fresk Feastival no Mindelo, já está marcada para o dia 8 de Julho de 2017.