O Agrupamento Europeu de Interesse Económico e Instituição Representativa de Interesses na União Europeia (EUCED) participa em projectos de desenvolvimento económico e sustentável entre a Europa e o continente africano por meio do cabo-verdiano Banco de Fomento Internacional.
De acordo com uma nota de imprensa, a EUCED e o Banco de Fomento Internacional, S.A. (BFI) assinaram recentemente um acordo de cooperação mútua que visa a cooperação e a participação em projectos de desenvolvimento económico e sustentável de regiões e sectores em crescimento.
Em paralelo, ao acordo referido, refere a mesma fonte, as referidas instituições concretizaram uma cooperação ainda mais estreita através da inclusão do BFI como Membro Associado do EUCED.
“Cabe-nos, aqui, o privilégio de darmos as boas-vindas ao Banco BFI, enquanto novo Membro Associado da nossa instituição europeia, o que muito nos enaltece. São vastas as possibilidades de colaboração mútua com o Banco BFI, instituição com cujos objectivos também nos identificamos, designadamente no âmbito do necessário desenvolvimento económico e social, pelo que o sucesso da nossa parceria se afigura bastante seguro e promissor”, disse o presidente do EUCED, Manuel Pereira, citado na nota.
Por seu turno, o CEO do BFI, Luís Rodrigues, reforçou que “é uma honra para o BFI tornar-se membro associado de uma instituição europeia tão relevante como EUCED e, acima de tudo, poder fomentar a cooperação ora iniciada no sentido de proporcionar o desenvolvimento económico de regiões e setores em franco desenvolvimento.
“O nosso empenho e entusiasmo é total. Estamos confiantes no êxito desta parceria”, ressaltou.
O EUCED – Agrupamento Europeu de Interesse Económico e Instituição Representativa de Interesses na União Europeia, representado em mais de 70 países a nível europeu e internacional, através dos seus membros, associados, parceiros, vice-presidentes regionais e Assessores Institucionais, encontra-se acreditado nas principais instituições da UE, promovendo a divulgação e a aplicação de várias matérias europeias, com particular relevo nas áreas da cooperação bilateral e multilateral visando o desenvolvimento económico-social e o equilíbrio sociopolítico, à escala global.
O Banco de Fomento Internacional, S.A. (BFI) foi criado em 2002 e tem a sua sede social na Cidade da Praia, na Ilha de Santiago (Cabo Verde). É um banco independente, não estando integrado em nenhum conglomerado bancário de caráter universal.
Sem prejuízo de grande parte da sua actuação ser em África, o BFI actua globalmente através da sua rede de contatos e bancos correspondentes, com especial relevo na CPLP, Europa, América Latina e China (Macau).