A Sociedade Cabo-Verdiana de Música e a Câmara Municipal do Maio assinaram esta segunda-feira, 28, um protocolo de parceria cultural e deram abertura à semana de ação formativa em Direitos Autorais, no salão da biblioteca municipal da ilha do Maio.
A assinatura do protocolo foi efetivada entre a Presidente da Sociedade Cabo-Verdiana de Música, Solange Cesarovna e o Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa.
O protocolo assinado preza pela descentralização dos serviços da SCM, através do balcão único, a futura transformação da Câmara Municipal do Maio numa Câmara Copyright Friendly distinguindo-a com Selo Internacional Copyright Friendly, enquanto Câmara Municipal Amiga do Autor.
Um dos objetivos da assinatura desta parceria é a capacitação de Músicos, Autores e Artistas, Promotores Culturais, Parceiros Utilizadores de Música, Colaboradores da Câmara Municipal e Efetivos da Polícia Nacional da ilha do Maio, cujo início teve lugar esta segunda-feira, com a parceria da CMM e o financiamento da Cooperação Luxemburguesa, a quem a SCM agradece profundamente pela parceria extraordinária e muito simbólica para a Classe Criativa cabo-verdiana.
Para a Presidente da SCM, Solange Cesarovna, a assinatura do Protocolo de Parceria com a CMM é a concretização de mais um sonho na edificação da missão da SCM, no sentido de trabalhar conjuntamente com a CMM para a concretização da Defesa e da cobrança dos Direitos Autorais dos Músicos, Autores e Compositores Maienses, bem como de todos os Autores e Compositores que tiverem as suas obras musicais utilizadas na ilha do Maio, já que a SCM defende que nenhum Autor e nenhum Artista pode ficar de fora do sistema profissional da defesa dos seus Direitos Autorais e Conexos.
Para o Presidente da Câmara Municipal do Maio, Miguel Rosa a assinatura do Protocolo de Parceria com a SCM é uma excelente concretização e chega numa altura apropriada, já que entende que a CMM tem que também dar o seu contributo fundamental para a proteção das obras musicais dos Músicos da ilha do Maio, salientando que a Música é um dos maiores ativos e produtos turísticos da ilha e do país, enquanto uma dos maiores factores de união dos cabo-verdianos no país e na diáspora. Miguel Rosa enfatizou que através de parcerias profícuas, com a que a CMM acaba de estabelecer com a SCM, irão garantir um trabalho conjunto das duas instituições, para a defesa e o justo pagamento dos Direitos Autorais aos Autores da ilha do Maio sempre que a sua Propriedade Intelectual é explorada economicamente em diversos eventos e empreendimentos turísticos na ilha.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença de músicos, autores, compositores, intérpretes, executantes, agentes culturais e parceiros utilizadores da Música.
Agradecendo a atenção dispensada à nota de imprensa, renovamos os nossos melhores cumprimentos.
Porque a Música é Vida.
Juntos pelos Direitos de Autor e Direitos Conexos em Cabo Verde!!