Autarcas de Santiago querem mais união para desenvolver o turismo

0
661
Turismo na Ilha de Santiago

No início do mês de Junho realizou-se em Pedra Badejo, Santa cruz, a IV Mesa Redonda sobre o Turismo na Ilha de Santiago. Os autarcas de Santiago chegaram a conclusão que só a união entre os municípios poderá desenvolver o turismo em nove autarquias da Ilha.
Este evento teve a parceria do Ministério da Economia e Emprego, a Câmara Municipal de Santa Cruz, Câmara do Turismo de Cabo Verde e Associação dos Municípios de Santiago, e contou com a presença dos autarcas de Santiago, instituições ligadas ao turismo, investidores e operadores.
Segundo os autarcas, a ilha de Santiago apresenta belas praias, baías e enseadas, vales e montanhas, belíssimas paisagens e hospitalidades da sua gente, mas falta-lhe ainda usar tudo isso para potencializar o turismo na maior Ilha do país. Carlos Silva, autarca de Santa Cruz disse que este encontro trouxe valiosos contributos, e que permite acreditar que é possível melhorar o turismo em Santiago, dadas as várias especificidades e particularidades que esta ilha detém. Segundo este autarca, se cada um dos municípios identificar as potencialidades e transformá-las em ofertas turísticas, possivelmente conseguiremos elevar o turismo na ilha e garantir o crescimento económico, que possibilitará mais emprego e a redução da pobreza.
José Soares, o autarca de Tarrafal conclui dizendo, que espera que esta mesa redonda venha a lançar a ilha de Santiago para o turismo e que sem união dos mesmos, dificilmente o turismo desta região poderá contribuir para o desenvolvimento do país e por isso acredita que só com união poderão colocar Santiago num ao mais alto nível do turismo.
O Governo acredita que após a realização das mesas redondas pelo país, estará em condições de elaborar o Plano Estratégico do turismo para o horizonte 2030, que dará origem a outros planos tais como plurianuais, de atividades anuais e de municípios para o desenvolvimento do turismo. Prevê-se a apresentação do Plano Estratégico para o dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, de acordo com o Diretor Geral do Turismo, Carlos Anjos, bem como a criação do Instituto do Turismo dos Jogos e a criação de um Centro de conferências para a Cidade da Praia.
Em declarações a imprensa, Carlos Anjos, afirmou que a Ilha de Santiago é um diamante por lapidar em relação ao Turismo, por albergar todo o tipo de turismo e que está no momento de transformar essas potencialidades em oportunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui