AVENTURA ATLÂNTICA – Desfrute do sol, do mar e de muita areia nas ilhas de Cabo Verde

0
592

SKIMMING através do oceano preso a uma pipa de 12 pés em fúria seria o sonho de férias de qualquer aventureiro. Mas as ondas do Atlântico quebraram ao meu redor e rajadas de vento me fizeram segurar para salvar minha vida enquanto eu lançava cuidados para o vento que soprava das ilhas de Cabo Verde.

Um movimento em falso pensei, e poderia estar em um vôo de volta mais cedo do que o esperado. Esta foi a minha primeira tentativa de kite-surf e a feliz ilha do Sal foi o local perfeito para experimentar. A praia de areia onde comecei minha aventura estava repleta de novatos praticando técnicas com enormes pipas antes de enfrentar a água.

Quando empurrei a barra de controlo com um pouco mais de força, a minha disparou, fazendo-me esbarrar na areia. Bebês de tubarões-limão passaram por mim. No entanto, não foi o suficiente para me desencorajar, e logo eu tinha dominado o “arrasto corporal” – fazendo uma pose de Superman acima da água enquanto a pipa me arrastava ao longo da costa.

Kite-surf é uma das grandes atrações do Sal e as aulas podem ser reservadas no hotel Hilton onde eu estava hospedado. Mas não é tudo o que se oferece nesta parte do arquipélago de Cabo Verde, na costa noroeste de África.

As temperaturas chegam a amenos 26ºC nesta época do ano e o hotel está preparado para os adoradores do sol, com um bar de praia, uma grande piscina exterior e quartos arejados com varandas.

Na hora das refeições, há possibilidades suntuosas, desde um bar na piscina que serve lanches leves e coquetéis até o La Victoria com menus de degustação indulgentes – ou o restaurante Bounty Beach é um local idílico para assistir ao pôr do sol. No entanto, vale a pena visitar a cidade de Santa Maria se você estiver interessado em experimentar a comida local.

Os frutos do mar mais frescos estão no Americos, na avenida principal, assim como no restaurante Palm Beach, que serve pratos de atum grelhado com manga e cebola caramelizada e também coquetéis de frutas. Uma vez alimentado e descansado, o kite-surf não é a única aventura que eu tive e no topo da minha lista de tarefas estava um passeio rápido e furioso de quadriciclo, inserido, pela região da mina de sal.

Equipado com capacete, bandanas e óculos de proteção, o grupo com quem eu estava rugia ao longo de trilhas de areia a até 40 mph. Os freios de todo mundo guincharam numa curva fechada e eu me agarrei ao volante enquanto uma tempestade de poeira se formava ao meu redor. Os mares de Cabo Verde também são ótimos para a observação de tubarões e o No Limits Adventure oferece passeios de um dia inteiro.

Escalando nas águas rasas de Shark Bay, observei grupos de filhotes de tubarões-limão passarem por mim a poucos metros de distância. Esta raça não morde, mas, com quatro barbatanas sinistras cortando a água à minha frente, era difícil não me sentir um pouco enjoado. Minha bravura foi recompensada, porém, porque logo fui levado rapidamente para os banhos de sal da Pedra de Lume para desfrutar de um mergulho nas águas da cratera de um antigo vulcão.

À medida que a noite avançava, voltamos para o hotel e avistei uma parede com as palavras “Sem stress” pintadas na alvenaria. Este é um refrão comum entre os descontraídos ilhéus – e quando se aventura nesta ex-colônia portuguesa com o seu horizonte ensolarado e praias tranquilas, é exatamente como você se sentirá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui