A empresa americana Wright Electric tem como objetivo realizar testes de solo com uma aeronave elétrica no próximo ano e testes em voo em 2023.
A empresa está a construir um motor elétrico de 1,5MW e um inversor de 3kV – um sistema para converter corrente contínua em corrente alternada – que será a base do motor da aeronave proposta. A EasyJet é uma parceira do programa para desenvolver o aparelho com 186 lugares, conhecido como Wright 1.
O chefe da Wright Electric, Jeffrey Engler, diz que a empresa tem como objetivo tornar a aviação comercial mais ecológica e que seu programa de motores de megawatt é “o próximo passo para tornar nossa missão uma realidade”. O projeto está previsto para entrar em serviço em 2030.
“A tecnologia da bateria está a avançar no ritmo de várias agências do governo dos EUA que agora financiam pesquisas em aviação elétrica”, diz executivo-chefe, Johan Lundgren. “Podemos ver mais claramente do que nunca um futuro que não é exclusivamente confiável no combustível de aviação”, acrescenta.