BALANÇO 2024 E PROPOSTAS 2025

0
53

A última edição do ano da Turimagazine encerra uma jornada de 12 meses de árduo trabalho na promoção do turismo nacional. O sector do turismo em Cabo Verde registou um crescimento significativo.

De iniciativas inovadoras para promover sustentabilidade e transformação digital, passando pelo fortalecimento de parcerias internacionais, a valorização de manifestações culturais e medidas que fomentam a inclusão e a segurança no sector, o Trade Turístico desempenhou um papel central na construção de um turismo mais sustentável no país.

Contudo, muito ainda ficou aquém das expectativas devido à falha de ligação Interilhas que dificultou de que maneira a consolidação dos produtos turísticos criados por um lado e dificultou a necessidade de criação de outros produtos turísticos que poderiam trazer mais valor acrescentado ao turismo nacional.

A sinergia entre turismo e cultura é essencial para potencializar as experiências na nossa região. Não conseguimos consolidar projetos que não só reforçam a nossa identidade cultural e turística, mas também atraem mais visitantes. As metas estabelecidas para o próximo ano são um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo e com o sucesso compartilhado entre todos os municípios e com a conectividade mais sustentável para que, por exemplo, o Turismo da Natureza possa ser um complemento do Turismo All Inclusive.

Outro produto turístico de grande valor acrescentado, é a Gastronomia e o Vinho, ou seja, Enogastronomia. Devemos definir estratégias e metas para 2025, visando ampliar ainda mais o impacto e a eficácia dessas iniciativas.

Enoturismo é um segmento da atividade turística que se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida. O enoturismo envolve o visitante na cultura e nos detalhes da bebida. (VALDUGA, 2011). É uma atividade que não se refere exclusivamente ao espaço rural, há inúmeros roteiros enoturisticos urbanos. Da mesma maneira, o enoturista não é, necessariamente, consumidor de vinhos, é interessado na produção e cultura que poderá se tornar consumidor.

Além de conhecer a história, cultura e tradições do local, o enoturista pode ver o modo de elaboração das viniculturas, com todas as etapas, entendendo o que compõe aquele produto.

A enogastronomia traduz-se num equilíbrio perfeito entre vinhos e alimentos, aliando e harmonizando sabores, proporcionando uma experiência dos sentidos, rica em aromas e paladares. Estes dois produtos turísticos serão a grande aposta de promoção da revista Turimagazine no ano de 2025.

Por fim, agradecemos aos nossos leitores por nos acompanharem durante o 2024 e resta-nos desejar-lhes um Feliz Ano Novo de excelentes realizações, de muita saúde e paz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui