Projecto idealizado, concebido e executado pelo músico Bob Mascarenhas e pelo realizador de televisão Fernando Tavares.
Logo que a Câmara Municipal de São Miguel acolheu o projecto, através do então vereador da cultura Natalino Tavares e do presidente Meno Fernandes, tiveram início as gravações no estúdio do Músico Sílvio Brito, um processo coordenado por Bob Mascarenhas. Seguiu-se a fase de elaborar o guião de cada música, com base na letra, responsabilidade do realizador Fernando. “Queríamos que os vídeos não fossem apenas uma sequência de planos aleatórios de batucadeiras tocando tchabeta. A influência que as mensagens passadas pelas batucadeiras, tem na sociedade, é por demais importante para que não se preste atenção ao que dizem, quando se faz um vídeo”.
Definidos os guiões passou-se à logística de preparar as filmagens, escolher locais, arranjar figurantes, marcar datas, cuidados com o covid19, oque provocou também algumas interrupções e atrasos nas gravações.
Com todas as contingências conhecidas, o projecto arrancou em 2018. Mas finalmente conseguiu-se números são interessantes:
– 12 grupos de Batuque;
– mais de 120 mulheres e alguns homens;
– mais de 120 uniformes confeccionados;
– mais de 120 tchabetas produzidas;
– 13 músicas;
– 13 Videos;
– 20 dias de filmagens no terreno;
– 1.128 minutos de imagens em bruto;
– cerca de 60 dias de edição vídeo;
– 15 dias de gravações de áudio em estúdio;
– 1 Presidente de Câmara;
– 2 Vereadores da Cultura;
– 4 Motoristas;
– mais de 20 figurantes;
– 2 Produtores de música;
– 2 Produtores de vídeo;
– 1 Realizador;
– 1 Operador de câmara;
– 3 Câmaras de televisão;
– 1 Editor de imagem;
– Cerca de 200 litros de água;
– Paixão, Amor e Dedicação sem medida.
– Sonhos concretizados … muitos.
– Pessoas felizes … muitas.
Texto na contra-capa do booklet do DVD: “Este projeto surge para valorizar a rica cultura Cabo-verdiana, com destaque para o Batuco e as Batucadeiras do Município de Calheta São Miguel. Um merecido reconhecimento dado aos 12 grupos de várias localidades do Município, compostos na sua maioria por mulheres e jovens raparigas, havendo poucos rapazes. São Miguel é um Município muito rico em cultura e o Batuco está em destaque. Foi pois com muito prazer que a Câmara Municipal se juntou com um filho da terra, o Artista Compositor e Produtor Bob Mascarenhas e a um grande amigo do Município, o fotógrafo, produtor e realizador de TV, Fernando Tavares e abraçaram com muita dedicação e carinho este projeto que está hoje nas vossas mãos.”
Parceiros: projecto Abrasu Muzikal e a empresa RVM, que permitiram que todos os grupos pudessem ter fardamento completo e tchabetas todas iguais. Um fortíssimo contributo que ajudou a assegurar uma estética e uma dignidade à imagem de cada elemento dos grupos.
Resultados: O resultado físico palpável, é o conjunto de dois discos – CD áudio e DVD – com todas as 13 canções e todos os 13 vídeos. Mas o mais importante parece ser que foram realizados os sonhos de muitas pessoas, que nunca tinham conseguido ver o seu trabalho registado nem em CD nem tão pouco em vídeo. A felicidade, as emoções e os sorrisos que inundaram uma plateia de mais de 150 elementos dos 12 grupos, quando foi feita a apresentação pública do trabalho, é sem dúvida alguma o resultado mais significativo e importante deste projecto.
Claro que depois há o forte contributo para a preservação do património cultural e também o incentivo a que se continue a produzir a nível profissional o som e a imagem do Batuco.
Links ou contactos
Bob Mascarenhas – composito,músico e produtor:
Telf 9828763 albob1977@gmail.com
Fernando Tavares – produtor e realizador de vídeo e televisão:
Telf 9847705 fernandotavares1cv@gmail.com
https://www.facebook.com/FNandoTavares/
http://www.youtube.com/user/GlobalTeamcv
Câmara Municipal de São Miguel:
Telf 273 10 04
Texto: Fernando Tavares