O Beluga XL (Airbus A330-700L) é o modelo mais recente da Airbus que terá a função de transportar peças e partes de outras aeronaves. Este novo modelo fará a ligação entre várias fábricas de peças para aviões, que se encontram espalhadas pela Europa, e as linhas finais de montagem da Airbus localizadas em Toulouse, Hamburgo e Tianjin.
A apresentação desta aeronave foi feita esta semana publicamente, com uma pintura curiosa, muito semelhante à do mamífero aquático, olhos azuis reluzentes e um sorriso rasgado desenhados.
A Airbus já possuía um modelo semelhante (Airbus A300-600ST) desde 1994, mas entretanto a empresa decidiu que era necessário uma aeronave que tivesse uma maior capacidade de transporte. O novo modelo, o Beluga XL, começou a ser planeado em 2014, terá como função o transporte de peças e partes de aeronaves.
Esta aeronave tem 63 metros de comprimento, 45 metros de envergadura, 18,9 metros de altura, uma largura de fuselagem de 8,8 metros. Em relação ao modelo original (Airbus 300-600ST), o Beluga XL regista um aumento de seis metros de comprimento e de um metro de envergadura, aumentando em 30 % o espaço de transporte do avião. Além disso, consegue suportar mais seis toneladas de peso que o modelo original.