O gigante da aviação Boeing está a desenvolver um sistema backup de navegação por GPS baseado em Blockchain. O pedido foi publicado pelo US Patent and Trademark Office.
O documento descreve um “sistema de GPS on-board de backup dos dados e proteção do spoofing”, que será utilizado caso os sistemas primários da aeronave se revelem pouco fiáveis ou falharem.
Resta anotar que os ataques de spoofing em receptores de GPS são feitos enviando um sinal ligeiramente mais forte que pode “enganar” o sistema, enviando dados de localização falsos aos dispositivos.
O pedido prevê que a tecnologia de Blockchain atuará como um sistema de reserva, armazenando cópias de backup dos dados caso haja um potencial ataque.
“O sistema determina adicionalmente se os sinais GPS recebidos pelo dispositivo são falsos e, em seguida, extrai os dados de localização da Blockchain caso o receptor deixe de receber sinais ou comece a receber sinais falsos”, de acordo com o documento.
Observa-se também que o sistema é adequado a navios tripulados e não tripulados. Além disso, a invenção é posicionada como uma resposta à atual falta de tecnologia do sistema de backup que pode verificar a localização do veículo. Como resultado, se os receptores GPS forem realmente atacados, “navegadores, despachantes e planeadores de voo não podem reagir com confiança à situação”.
Recorda-se que em outubro, a Lufthansa anunciou testes de tecnologias de Blockchain no campo do transporte aéreo. Além disso, as capacidades do registo distribuído também estão a ser examinadas pelo maior transportador da Nova Zelândia.
A empresa DECENT lançou um novo aplicativo (3IPK) descentralizado para a indústria da aviação. O app é baseado na própria plataforma da empresa, a DCore. Como afirmaram os representantes da empresa, o projeto automatiza a verificação de certificados e capacidade de voo de uma aeronave, além de permitir o rastreamento de cadeias de suprimentos e processos de manutenção.
De acordo com Maria Chapova, directora-geral da 3IPK, as cadeias de suprimentos na indústria da aviação são frequentemente caracterizadas por uma extensão injustificada e heterogeneidade. Dada a complexidade dos processos regulatórios e verificações potencialmente arriscadas da autenticidade dos materiais, isso leva a grandes custos indiretos.
“Esta situação também pode causar muitos atrasos temporários e fraca rastreabilidade, representando uma ameaça à segurança”, acrescentou o fundador e CEO da DECENT, Matej Michalko.
Graças à função Smart Dust, o aplicativo 3IPK fornecerá rastreamento e autenticação de cadeias de suprimento em tempo real.
Além disso, o 3IPK oferecerá aos fornecedores da indústria de aviação um conjunto de regras que aceleram os processos de pagamento e liquidação ao longo da cadeia de suprimentos, potencialmente aumentando a segurança de tais transações.
Representantes da DECENT esperam que, graças à versão mais recente do DCore, capaz processar mais de 2 mil transações por segundo, o 3IPK será capaz de implementar rapidamente um sistema integrado de gerenciamento da cadeia de suprimentos no setor de aviação.
Recorda-se que no início de setembro, a equipe da DECENT anunciou o lançamento de uma nova versão da sua Blockchain: DCore 1.3.0.