A Hungria manifestou interesse em estreitar as relações de cooperação com Cabo Verde no que diz respeito a ligações áreas, para que haja um desenvolvimento no turismo, e também nas tecnologias de conhecimento.
O interesse foi partilhado no âmbito da visita que o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Hungria, Péter Szijjártó, fez a Cabo Verde.
“Senhor ministro disse nas conversas bilaterais que tivemos que será importante estreitar as relações a nível das ligações aéreas com os nossos dois países para desenvolver o turismo com as empresas húngaros e cabo-verdianas e ainda investimentos em áreas das tecnológicas de conhecimento – por exemplo o registo e emissão de documentos”, informou o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares.
As declarações foram feitas depois da reunião entre ambos os governantes. O ministro húngaro esteve na cidade da Praia para entregar 100 mil doses de vacina contra a Covid-19.
Szijjártó também assinou nessa altura um acordo de empréstimo no valor 35 milhões euros para financiamento do projeto de mobilização de água. A implementação vai contar igualmente com o envolvimento de empresas húngaras.
“As empresas húngaras vão participar na modernização das maiores estações de tratamento de água de Cabo Verde. Gostaríamos que a União Europeia seguisse o exemplo húngaro oferecendo uma ajuda real e verdadeira para Cabo Verde, assinando também o acordo bilateral de parceria com a República de Cabo Verde”, avançou.