e a Universidade de Cabo Verde/FCSHA, em parceria com a Fundação Lelio e Lisli Basso, no âmbito do projeto “Cabo Verde: História, Cultura e Ambiente para um Turismo sustentável” financiado pela União Europeia, realizou hoje o Fórum de Consulta aos Parceiros sobre os desafios da Preservação do património e Desenvolvimento do Turismo Cultural, no Auditório do Campus Palmarejo.
O encontro teve em debate dois painéis. Painel 1 “ A Preservação do património natural e cultural e o desenvolvimento do turismo, com três oradores, cada um com um tema específico. Ao Dr. Carlos carvalho, coube-lhe pronunciar-se sobre – As Políticas públicas de salvaguarda do património cultural em Cabo Verde. O papel da educação patrimonial. O segundo orador, Dr. José Maria Semedo, debruçou-se sobre – As cidades e o desenvolvimento do turismo cultural – do ordenamento, gestão do território e salvaguarda do património natural e cultural. Para fechar o Painel I, o Engº Leão Carvalho, apresentou – A gestão das Áreas protegidas e o desenvolvimento do turismo – subsídios para uma política de desenvolvimento local – Experiências do Parque natural do Fogo e do Parque Natural de Serra Malagueta.
Deste painel, após intervenções dos presentes e dos debates, chegou-se a conclusão de que o país tem potencialidades turísticas a desenvolver e que podem dar mais-valias a economia e ao desenvolvimento local, desde que seja pensado de uma forma organizacional, que se eduque para a conservação do património, criação de hábitos de visitar os nossos museus, mas fundamentalmente promover, divulgar e vender as nossas potencialidades turísticas no país e no estrangeiro.
Depois de uma pequena pausa, o debate seguiu com o 2º Painel – O Turismo cultural como impulsionador do desenvolvimento local, que teve também 3 oradores que debateram temas como; o Turismo cultural como factor de desenvolvimento local. Subsídios para uma política de formação, Dr. José Luís Mascarenhas da Universidade de Santiago; A economia solidária do setor do turismo. A experiência de Cidade Velha pelo Dr. Jacinto Santos e Engª Carla Martins da Citi-Habitat. O último tema, Por um Turismo de base comunitária; experiências de cooperação na bacia do Mediterrâneo por Simone Bozzato e Fabio Pollice da Universidade de Roma e Universidade de Salento respectivamente.
Este Fórum foi de uma importância ao conhecimento para os alunos da Universidade e público em geral, na medida que trouxe temas de relevância para a sustentabilidade do turismo em Cabo Verde.
A apresentação deste Fórum e as mensagens de boas vindas ficaram a cargo de Dr. Carlos Reis, Administrador da Fundação Amílcar Cabral, Dr. José Roman Lora, Chefe de Cooperação da União Europeia em Cabo Verde e pela Drª Cristina em Representação da Universidade da UNI-CV.