A Presidente de Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, na sua última entrevista à Televisão de Cabo Verde, esmiuçou a política que o Governo de Cabo Verde pretende com a nova visão do Cabo Verde TradeIinvest.
Durante a entrevista com cerca de 15 minutos, Ana Lima Barber de forma esclarecedora apontou os caminhos que o Governo tem pela frente para atrair mais investimento estrangeiro direto ao país, porque o objectivo principal desta nova visão é a promoção, acompanhamento e facilitação de negócios, que obriga a trabalhar junto do sector para encontrar uma solução de investimento, promoção, aumento de competitividade e mais proteção em Cabo Verde.
Sobre as questões que impedem que os investimentos se concretizem no país, ou que os torne mais complexos, a PCA da Tradeinvest, referenciou que deve-se eliminar a burocracia administrativa, que o governo já está a trabalhar nesse aspecto, mas para além disso há outros factores que têm que ser melhorados como o sistema alfandegário, Política Fiscal, acesso ao crédito, ausência de um banco de investimento e a falta de apoio antes e após ao investimento. O Governo está empenhado na criação de novas medidas para que haja boas condições de negócios.
Ana Lima Barber, referiu também que não havia uma política ligada ao sector privado e é normal que estes obstáculos sejam suscitados e por isso estão a ser tomadas medidas e políticas da nova visão que tem como objectivo criar outro ambiente de negócios.
Assim, pela primeira vez em Cabo Verde vai ser aberto um novo serviço denominado de AFTER CARE que visa apoiar investidores após obtenção do Certificado de Registo de Investimento e implementação do projeto de investimento. A instituição pretende apoiar os investidores no seu processo de instalação, na resolução de problemas burocráticos juntos de outras instituições públicas, ajudar na montagem de processos de reinvestimentos e exportação. Mais concretamente a Cabo Verde TradeInvest oferece entre outros serviços, a legalização do escritório, obtenção de licenças de trabalho, aconselhamento de Plano de Negócios, identificação de potenciais fornecedores e clientes, apoio na identificação de ações de formação para colaboradores de empresas, etc, ou seja o investidor nunca mais estará só, sentirá em sua casa num clima de bem-estar e realizado o que o incentivará a reinvestir no país.
Questionada sobre os argumentos para incentivar um investidor estrangeiro a investir no país, disse, que Cabo Verde é estável politicamente, Boa Governação, estabilidade social, estabilidade económica, posição geográfica e estratégica, acesso aos mercados da CEDEAO, AGOA/Estados Unidos da América (acesso em condições especiais a um dos maiores mercados do mundo),parceria especial com a União Europeia, CPLP e CADFUND (Fundo de desenvolvimento China África), a convertibilidade do Euro e a repatriação do capital. Estes são as condições fabulosas que a Cabo Verde TradeInvest apresentam aos investidores, porque é um país ideal para investir sem dúvida.