A Câmara Municipal do Tarrafal convidou toda a população a participar na caminhada ecológica percurso Trás-os-Montes a Praia de Medronho e limpeza da Praia do Medronho, no domingo, dia 26 de fevereiro.
A iniciativa foi realizada em parceria com a ONG Lantuna, e contou com a presença da Primeira Dama, Débora Katisa Carvalho, que promoveu uma conversa aberta sobre os valores ambientais com a comunidade de Trás-os-Montes e arredores, no sentido de sensibilizá-los para a importância da preservação do ambiente, além de dar uma certa visibilidade àquela praia que é pouco conhecida/frequentada.
Apelou-se à presença de todos, porque esta praia constitui uma das mais belas da ilha, com grande potencial turístico e grande utilidade para a nidificação das tartarugas marinhas. A Concentração foi feita em frente ao Paços do Concelho, pelas 7 horas, com transporte disponível.
Lantuna – Balanço
Prospeção das praias de desova das tartarugas marinhas no Municipio de Tarrafal de Santiago: Vila, Medronho, Prosela e Ribeira das Pratas. Constatamos um grande número de ninhos em todas as praias visitadas, no entanto, a captura ilegal continua a representar uma grande ameaça à sobrevivência das tartarugas marinhas.
A Lantuna está engajada para evitar o declínio desses animais enigmáticos e está a trabalhar para a recuperação da população e seus habitats em Cabo Verde. Assim, estamos à procura de apoio para implementar um projeto de conservação das tartarugas marinhas no Municipio de Tarrafal de Santiago.
Os nossos agradecimentos ao jovem Vânio que nos acompanhou nessa aventura.