que terá lugar em Cabo Verde de 17 a 20 de Outubro, estão reunidos em Huelva (Espanha) para ultimar os preparativos do evento.
O Governo de Cabo Verde integra o comité através da presidente da Comissão Nacional Organizadora do Fórum, Francisca dos Santos.
Segundo uma nota do Governo, neste último encontro preparatório estão a ser abordadas questões relacionadas com a organização e o desenvolvimento do certame e actualizações sobre a organização das sessões, workshops, programação, cerimónias e logística.
Será também oportunidade para abordar os conteúdos e os resultados esperados desse evento para qual estão esperados mais de dois mil participantes entre convidados nacionais e internacionais ligados ao DEL, nomeadamente autarcas, membros do Governo, líderes comunitários e representantes do sector privado e académicos.
O tema do encontro do encontro que é realizado de dois em dois anos é “Desenvolvimento Económico Local (DEL) como meio para alcançar igualdade e equidade e coesão no quadro da localização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentado (ODS)”.
O programa contempla, entretanto, diversos pilares temáticos ou subtemas que serão desenvolvidos em workshops designadamente “DEL como base para território integrados e coeso”, DEL como base para sociedades resilientes e pacíficas em contextos frágeis” e “DEL como base para economias sustentáveis e inclusivas”.
Francisca Santos adianta que um foco especial vai também ser colocado nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) durante o qual serão debatidos os desafios comuns e potenciais, padrões de articulação e integração territorial, o turismo e a gestão ambiental e a mitigação dos riscos.
Outros temas transversais vão igualmente fazer parte do programa designadamente a cooperação territorial como meio para territorializar a parceria global para a implementação dos ODS, o papel das autoridades locais no estímulo e condução dos processos de Desenvolvimento Económico e Local e o Desenvolvimento Económico e local em África.
O fórum tem por objectivo promover o diálogo, partilhar experiências e estimular parcerias para as acções concretas em matéria de desenvolvimento económico e local.
A presidente da comissão organizadora local adianta que o encontro será oportunidade para partilhar experiências sobre como, através a abordagem do DEL, é possível lidar com as crescentes desigualdades e alcançar um desenvolvimento “mais justo, igual e sustentável” para todos.