Durante o Webinar sobre a reactivação da Associaçâo de Turismo de Santo Antão, os empresários do sector turismo apresentaram algumas preocupações sobre a situação das empresas, nomeadamente na Hotelaria, Restauração, Agências de Viagens, Guias de Turismo e outros serviços afectos ao turismo. Neste Webinar destacamos para além da reactivação da Associação de Turismo de Santo Antão que foi publicada na nossa Revista de Setembro, também a situação caótica que das empresárias do sector de viagens colocou com muita preocupação durante o encontro.
Sandra Pereira, directora da Atlantur disse que a situação está caótica no sector do turismo de Santo Antão. Tem os colaboradores em situação de Lay Off desde Abril, em que a empresa é responsável por pagar os 35% do ordenado e a INPS outros 35%, sem actividade económica que possa gerar receitas para cumprir esses compromissos.
“Nem sabemos ainda o que vai acontecer depois de finalizar o Lay Off que está programado o seu términus para final de Setembro e não há nenhuma informação oficial. Mesmo que os aeroportos internacionais fossem abertos nos próximos 3 dias, a nossa temporada de inverno está comprometida, porque os turistas não vêm de um dia para outro porque os pedidos que tínhamos foram cancelados e agora é programar para o mês de Março de 2021.”
Agora pergunto: Como é que uma empresa de Turismo vai conseguir sobreviver até ao mês de Março de 2021, isto é a grande questão que se coloca. Da mesma forma com os aeroportos fechados, com quarentenas atrás de quarentenas, não existe uma planificação e informação de para quando a abertura da actividade turística internacional e com isto não há nenhuma tesouraria das empresas que aguentem esta situação.